Publicado em: 20/11/2023 às 14:50hs
Cerca de 1.000 animais serão recebidos no frigorífico local da Friboi durante este evento, resultado da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A organização está a cargo da Friboi, com o suporte da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“A colaboração entre a ACNB e ACNMT está comprometida em fortalecer a genética, a produtividade e a reputação da raça Nelore, e a etapa em Diamantino é uma oportunidade valiosa para avançarmos em direção a esses objetivos compartilhados. Esperamos testemunhar o sucesso desta etapa e celebrar os avanços contínuos na indústria pecuária”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Segundo Alexandre El Hage, presidente da ACNMT, a realização do Circuito em Diamantino representa um estímulo significativo ao empenho dos pecuaristas em produzir carne de alta qualidade. Isso ganha uma importância crucial para Mato Grosso, que já se destaca como o estado com o maior rebanho bovino no país, contabilizando cerca de 34,3 milhões de animais.
“Diamantino abriga aproximadamente 105 mil cabeças de gado e é uma região historicamente significativa para o nosso estado. A pecuária desempenha um papel crucial na economia local há muitas décadas. Portanto, o projeto não apenas contribui positivamente para os produtores, mas também beneficia toda a população que depende desse setor produtivo”, complementa El Hage.
Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Diamantino, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Friboi local pelo telefone (65) 3337-3545, para falar com Bruno, ou (65) 99965-4607, para falar com Paulo.
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Texto Comunicação
◄ Leia outras notícias