Publicado em: 14/11/2025 às 11:45hs
Mozarlândia registra maior etapa da história do Circuito Nelore de Qualidade
O Circuito Nelore de Qualidade, considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, estabeleceu um novo recorde em Mozarlândia (GO). Entre 27 e 29 de outubro, foram avaliados 6.550 animais de 31 pecuaristas, um aumento de 28% em relação a 2024, quando 5.100 cabeças participaram da etapa.
A realização foi resultado de parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Goiana do Nelore (AGN), Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o Friboi, anfitrião do evento.
“Mozarlândia mais uma vez demonstra sua força e representatividade dentro do Circuito Nelore de Qualidade. O município foi responsável por uma parcela expressiva do total de animais avaliados, o que confirma o comprometimento dos neloristas com a pecuária moderna e a qualidade da carne que chega ao consumidor”, destacou Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
Do total de animais avaliados, 5.650 eram machos não castrados, com 83% apresentando até dois dentes incisivos permanentes, ou seja, idade aproximada de até 2 anos, e peso médio de 21,5 arrobas.
Entre as 900 fêmeas analisadas, 97% tinham até dois dentes incisivos permanentes, com 92% apresentando cobertura de gordura mediana e peso médio de 16,6 arrobas.
“Os resultados mostram o investimento constante dos criadores em tecnologia e genética. A cada etapa, vemos rebanhos mais preparados, com carcaças de excelente acabamento e foco em eficiência produtiva. Mozarlândia foi, de fato, um show de qualidade”, acrescentou Miranda.
Entre os melhores lotes de machos, a medalha de ouro ficou com Bisnamut Pedro Ferreira de Sena, da Fazenda Jaçanã (Bonópolis/GO). O prata foi para José Francisco Ferreira de Sena, da Fazenda Novo Lar (Araguaçu/TO), e o bronze para Evaldo Vicentini, da Fazenda Brasília (Jussara/GO).
No ranking das fêmeas, a medalha de ouro foi conquistada por Guilherme Borges de Freitas, da Fazenda Boa Sorte II (Quirinópolis/GO). O prata ficou com Rogério Palmeira Mota, da Fazenda Recanto das Flores (Nova Crixás/GO), e o bronze com João Paulo de Almeida Nogueira, da Fazenda Camarinha (Jaú do Tocantins/TO).
“Receber uma medalha foi motivo de muito orgulho. É um reconhecimento que reforça nosso compromisso com a melhoria contínua e com os mais altos padrões de qualidade na produção”, afirmou Freitas.
Realizado desde 1999 pela ACNB, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece a genética da raça Nelore, promovendo evolução do rebanho e valorização da carne de qualidade. A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores em diferentes sistemas de produção, incentivando tecnologia e eficiência.
O campeonato conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal no Brasil; na Bolívia, a iniciativa é organizada com o Fridosa e a Asocebu; e no Paraguai, com a Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore e apoio da Minerva Foods.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias