Publicado em: 19/11/2025 às 10:00hs
A cidade de Imperatriz (MA) recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro, a 29ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, reunindo 1.108 machos inscritos por 11 pecuaristas. A avaliação foi realizada no frigorífico Fribal, em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o próprio frigorífico.
Entre os animais avaliados, 78% tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), demonstrando boa precocidade. Além disso, 59% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme, com peso médio de 23 arrobas.
O gerente executivo da ACNB, André Locateli, ressaltou o alto nível da etapa.
“Imperatriz marcou positivamente mais uma etapa de qualidade para o Circuito. Foram 308 machos terminados em pastagens e 800 em confinamento, comprovando a excelência dos pecuaristas locais com a raça Nelore”, afirmou.
Na categoria de melhor lote de carcaças de machos terminados em confinamento, o primeiro lugar foi conquistado pela CFSO Agropecuária, da Fazenda São João, em Campestre do Maranhão (MA), que recebeu a medalha de ouro.
O segundo lugar ficou com João Batista Mariano Carneiro Filho, da Fazenda Altamira, em Açailândia (MA), premiado com a medalha de prata.
Fechando o pódio, Almir Simões Vieira Filho, da Fazenda Dona Célia, em Senador La Rocque (MA), recebeu a medalha de bronze.
Na categoria de machos terminados em pastagens, o destaque foi para Otilio Sirqueira Lima, da Fazenda Novo Horizonte, em Açailândia (MA), que garantiu a medalha de ouro.
O produtor celebrou o reconhecimento e destacou o impacto do evento na evolução da propriedade:
“Participamos desde a primeira etapa do Circuito em Imperatriz. Essa trajetória nos fez aprimorar o sistema de produção e o prêmio representa o resultado de um trabalho contínuo de ciclo completo”, afirmou Lima.
O segundo lugar ficou com Roque Jeremias Bercht, da Fazenda Salmourão, em Ribamar Fiquene (MA), enquanto Evandro Ribeiro Cerqueira Júnior, da Fazenda Pontal, em Cidelândia (MA), levou a medalha de bronze.
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo fortalecer e promover a genética da raça Nelore, avaliando os resultados obtidos por produtores em diferentes sistemas de produção.
Criado em 1999, o projeto é o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo e conta com o apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
A iniciativa também ultrapassa fronteiras: na Bolívia, conta com apoio do frigorífico Fridosa e parceria com a Asocebu; e no Paraguai, é organizada pela Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias