Publicado em: 10/10/2025 às 13:00hs
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou a 17ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 em Nanuque (MG), entre os dias 23 e 25 de setembro, na unidade da Frisa. Ao todo, 1.491 animais de 13 pecuaristas foram avaliados, em um evento promovido em parceria com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico local.
Entre os 1.219 machos não castrados, 71% possuíam até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade inferior a 2 anos, e 85% apresentavam cobertura de gordura mediana. O peso médio registrado foi de 21,5 arrobas.
Nas 272 fêmeas avaliadas, 87% tinham até dois dentes incisivos permanentes e todas apresentavam cobertura de gordura mediana ou uniforme, com peso médio de 16 arrobas.
“Os animais apresentados em Nanuque surpreenderam pela qualidade e uniformidade. Esse desempenho evidencia o cuidado e a dedicação dos neloristas locais, reforçando o potencial da região no setor”, destacou Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Entre os melhores lotes de carcaças masculinas, a medalha de ouro foi para Napoleão Nacur Filho, a prata para Vinicius Nacus e o bronze para Eunápio Botelho de Souza.
O primeiro lugar entre os melhores lotes de machos a pasto foi conquistado por Silvio Marques Martins Brotas, da Fazenda Nova Zelândia, em Nanuque.
Entre as fêmeas, a medalha de ouro foi para Tarciana Oliveira da Silva Aroeira, da Fazenda Oriente I (Nanuque). A prata ficou com Antônio Augusto Rodrigues, da Fazenda Rancho Canadá (Nanuque), e o bronze com Afrânio Jorge de Oliveira Chaves, da Fazenda Bom Pastor (Governador Valadares/MG).
O Circuito Nelore de Qualidade, realizado pela ACNB desde 1999, tem como objetivo fortalecer e promover a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e consolidando seu papel como produtora de carne de alta qualidade. O evento avalia o desempenho dos produtores em diferentes sistemas de produção, reforçando boas práticas de manejo e seleção genética.
A iniciativa conta com apoio de empresas e frigoríficos nacionais, como Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. No exterior, o Circuito é realizado com apoio da Fridosa na Bolívia, em parceria com a Asocebu, e no Paraguai, com a Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore e a Minerva Foods. O evento é considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias