Publicado em: 07/11/2025 às 13:30hs
A 23ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2025 avaliou 760 animais na Friboi de Alta Floresta (MT), realizada entre os dias 13 e 15 de outubro. Foram analisadas carcaças de 660 bovinos terminados em confinamento e 100 a pasto, inscritos por quatro pecuaristas da região.
A etapa contou com a parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.
Entre os 670 machos, todos não castrados, 93% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes, ou seja, tinham menos de três anos de idade. O peso médio foi de 21,8 arrobas.
Das 90 fêmeas, 77% tinham até dois dentes incisivos permanentes (menos de dois anos) e 81% apresentaram cobertura de gordura mediana, com peso médio de 14,7 arrobas.
Segundo Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB:
“Estamos muito satisfeitos com os resultados desta etapa. Os animais apresentados demonstraram a excelência da genética Nelore e refletem o comprometimento dos produtores da região em aprimorar a produção.”
O melhor lote de carcaças de machos recebeu a medalha de ouro, entregue a André de Moraes Zucato, da Fazenda Mano Júlio VI (Ipiranga do Norte/MT).
A medalha de prata ficou com Devanir Della Rosa, da Fazenda Rosane (Nova Bandeirantes/MT), e a medalha de bronze com Alceu Elias Feldmann, da Fazenda Vale do Juruena I (Nova Bandeirantes/MT).
O lote de machos a pasto com melhor avaliação também foi premiado com ouro para Devanir Della Rosa.
Na categoria fêmeas, a medalha de ouro do melhor lote de carcaças foi entregue a Cristiano Rizzutto Lemos, da Fazenda Araguáia (Alta Floresta/MT).
Criado em 1999, o Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. O evento fortalece a genética Nelore, promove a evolução da raça e contribui para o posicionamento da carne brasileira como produto de qualidade.
No Brasil, conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa é organizada em parceria com o frigorífico Fridosa e a Asocebu; no Paraguai, com a Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore e apoio da Minerva Foods.
O Circuito avalia os resultados alcançados pelos produtores de acordo com cada sistema de produção, permitindo comparações e incentivo contínuo à melhoria genética e de manejo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias