Bovinos de Corte

Carne Angus realiza primeiro abate na Bahia e consolida presença em todas as regiões do Brasil

Programa Carne Angus Certificada expande atuação e reforça potencial da pecuária premium no Nordeste


Publicado em: 03/02/2026 às 19:00hs

Carne Angus realiza primeiro abate na Bahia e consolida presença em todas as regiões do Brasil
Foto: Mateus Chaveiro
Expansão nacional consolida atuação do Programa Carne Angus Certificada

O Programa Carne Angus Certificada atingiu um marco histórico ao realizar, pela primeira vez, abates na Bahia, consolidando presença nas cinco regiões do país. O processo foi realizado em Luís Eduardo Magalhães (BA), em parceria com a VPJ Alimentos, e representa o avanço da produção de carne Angus premium no Nordeste.

Com o novo polo de abate, a meta é atingir 200 cabeças por mês, volume que será direcionado para complementar a produção de cortes Angus Certificados na unidade da VPJ em Pirassununga (SP). A ação marca um passo importante na descentralização da cadeia produtiva e no fortalecimento da marca em novas fronteiras pecuárias.

Bahia se torna novo polo de carne premium no Nordeste

De acordo com o gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges, a chegada do programa à Bahia representa não apenas expansão territorial, mas também uma oportunidade de aumentar a rentabilidade dos produtores locais que investem em genética Angus.

“O agronegócio baiano cresce em alta velocidade. O programa vem para gerar valor e rentabilidade aos produtores que utilizam a genética Angus na região. Nosso desafio agora é consolidar essas ações e ampliar as margens que a carne de qualidade proporciona”, destacou Borges.

A presença do programa no Nordeste reforça a confiança na capacidade produtiva e na qualidade da pecuária regional, abrindo caminho para novos investimentos em tecnologia, manejo e melhoramento genético.

VPJ Alimentos aposta no potencial produtivo do Nordeste

Segundo o gerente de suprimentos da VPJ Alimentos, Michel Araújo, a expansão para a Bahia é resultado do crescimento da demanda por carne Angus no mercado consumidor e da estratégia de fomento à genética da raça em novas regiões.

“Estamos investindo na Bahia há algum tempo, com a introdução da genética Angus, venda de reprodutores, sêmen e embriões. A resposta dos produtores tem sido muito positiva”, afirmou Araújo.

No primeiro abate realizado, o programa registrou certificação de 100% das carcaças, com média de 435 quilos por animal vivo e 230,7 quilos de carcaça, resultados que reforçam o padrão de excelência da carne Angus.

Programa se consolida como referência em certificação de carne no país

Com 23 anos de atuação, o Programa Carne Angus Certificada é o maior sistema de certificação de carne do Brasil, reunindo 60 plantas de 30 frigoríficos credenciados em 13 estados. O modelo de certificação garante rastreabilidade, qualidade e padronização dos cortes, consolidando a Angus como referência em carne premium no mercado nacional e internacional.

O avanço no Nordeste também acompanha o crescimento da criação de genética Angus na região, impulsionada por eventos de fomento, como leilões presenciais de reprodutores e iniciativas de aprimoramento genético.

“Acreditamos que o Nordeste se tornará um grande polo de oferta de genética Angus. Já estamos preparando novos lotes para abate e ampliando a estrutura para atender à crescente demanda”, concluiu Araújo.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --