Publicado em: 01/10/2021 às 15:40hs
Neste ano, em função das restrições que limitaram a realização de exposições e da diferença de status sanitário em relação à febre aftosa que restringiu a participação de animais na Expointer, não foram realizadas exposições nacionais, assim, foram computados apenas os rankings estaduais do Rio Grande do Sul para expositores e criadores de argola e expositores de rústicos.
O circuito levou em conta as exposições realizadas de agosto de 2020 até a Expointer de 2021. “Vivemos um período atípico, quando nossa tradicional agenda de exposições e julgamentos ainda não está normalizada. Mas entendemos que é essencial manter, ao menos, os rankings estaduais que foram viáveis de serem executados. Esperamos, em breve, retomar a pleno”, ponderou o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.
No Ranking Estadual de Criadores e Expositores de Argola do Rio Grande do Sul, a vitória consagrou a genética da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea. O vice-campeonato foi para a Agropecuária Pitangueira, de Ricardo Prado Pinto, de Quevedo (RS). Em terceiro lugar, ficou a Reconquista Agropecuária, de José Paulo Dornelles Cairoli, de Alegrete (RS).
Já no Ranking Estadual do Rio Grande do Sul de Expositores de Rústicos, a vitória foi para a Cabanha Soldera, de Panambi (RS). O vice-campeonato foi para a Estância Três Marias, do criador Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS). O terceiro lugar foi conquistado pela Cabanha Basca, de Mariana Tellechea, de Uruguaiana (RS).
Segundo Dzyekanski, o resultado do Ranking Angus é sempre muito esperado porque compila o desempenho dos criatórios das pistas de exposições, uma forma de visibilidade e reconhecimento do trabalho realizado pelas propriedades que se dedicam à raça. “Mesmo em tempo de pandemia, o que verificamos nos julgamentos foi uma qualidade surpreendente em animais carniceiros e alinhados ao que o mercado espera da raça e de uma pecuária premium”, frisou.
A entrega dos prêmios, tradicionalmente realizada em comemoração promovida pela Associação Brasileira de Angus, deve ocorrer em celebração em data ainda a ser anunciada uma vez que a agenda festiva da raça está limitada em razão da pandemia.
Fonte: Jardine Comunicação
◄ Leia outras notícias