Bovinos de Corte

Boi/Indea: Mato Grosso detém o maior rebanho do país, com 34,3 milhões de animais

Mato Grosso possui o maior número de cabeças de gado do País, com 34,3 milhões de animais, aponta levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT), a partir do cruzamento dos dados do Ministério da Agricultura. É o sexto ano consecutivo que o Estado fica nesta posição


Publicado em: 03/03/2023 às 12:30hs

Boi/Indea: Mato Grosso detém o maior rebanho do país, com 34,3 milhões de animais

Segundo o Indea-MT, o crescimento do rebanho em 2022 foi de 4,66%, em comparação com 2021. Com esse quantitativo, MT detém 14,8% do rebanho bovino nacional. Com 3,7 milhões de pessoas, o Estado tem cerca de nove bovinos por habitante. Os municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Juína e Alta Floresta lideram o ranking de municípios mato-grossenses com maior quantidade de animais. Juntos, eles concentram 5,1 milhões de bovinos. Já Colniza, Cáceres, Juína, Nova Bandeirantes e Alta Floresta são os municípios com a maior quantidade de propriedades rurais voltadas para a pecuária.

Febre aftosa – Em novembro de 2022, 33,5 milhões de bovinos e bubalinos foram vacinados contra a doença no Estado. Neste ano, Mato Grosso não precisará mais vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A última ocorrência da doença foi registrada em 1996, ou seja, há 27 anos. Como resultado do controle rigoroso da sanidade animal, o Estado recebeu autorização do Ministério da Agricultura para suspender a vacinação e pretende receber a certificação como livre da enfermidade sem vacinação.

Fonte: Broadcast agro

◄ Leia outras notícias