Publicado em: 03/03/2016 às 17:30hs
A quatro meses do seu início, a BeefExpo 2016, o maior evento latino-americano da Pecuária de Corte, vive a expectativa de bater todos os recordes entre as feiras e os encontros do setor organizados no continente nos últimos anos. São quinhentos animais do Brasil inteiro já confirmados, que vão se apresentar em julgamentos, amostras e leilões. E pelo menos outros 350 animais aguardam para poder garantir uma vaga na área de argolas da BeefExpo 2016. Três julgamentos estão confirmados, em duas pistas, com o gado das raças Nelore, Angus e Guzera. A raça Senepol, que acaba de completar quinze anos no Brasil, também vai marcar presença numa mostra especial de vigor, classe e melhoramento genético.
Outra atração envolvendo os animais são os leilões. Até agora, três remates estão confirmados, todos sob a coordenação da Programa Leilões, comprovando a grande expectativa do mercado em relação a comercialização de bovinos por parte das associações de raças, empresas fornecedoras, de todos os representantes da cadeia produtiva pecuária brasileira. “Por isso mesmo, já gostaríamos de informar a todo o mercado que a organização da BeefExpo está preparada para, em 2017, ano da terceira edição do evento, receber mais de mil e quinhentos animais, graças ao término da ampliação do espaço do Centro de Eventos Pro Magno”, adiantou Flávia Roppa, diretora de marketing e eventos da SafewayAgro, empresa promotora do evento, que vai ser realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho, em São Paulo, no Centro de Eventos Pro Magno.
Ainda tratando de animais, outra grande novidade da BeefExpo 2016 será o Giro Agropecuário, visitadas programadas que pecuaristas e profissionais do setor farão a grandes confinamentos e indústrias frigoríficas. Eles vão conhecer os benefícios econômicos oferecidos pelas técnicas empregadas nas fazendas e pelo padrão de qualidade conferido ao processamento da carne que é desejada pelo consumidor. E a BeefExpo & II Congresso Latino Americano de Pecuária de corte ainda vai contar com mais uma atividade inédita no Brasil, que trata da Padronização de Carcaças. Serão palestras e aulas ao vivo, em seis minicursos totalmente gratuitos aos pecuaristas e profissionais das empresas agropecuárias.
Os visitantes poderão também participar de uma edição especial da Churrascada, o evento gastronômico de carnes que fez história em 2015 e já se firmou como o momento mais moderno e descolado dos amantes do churrasco. Conhecer os detalhes do Dry Aged, a técnica de maturação a seco que confere maciez e um sabor mais intenso à carne bovina. Numa edição exclusiva do curso que fez sucesso no ano passado em todo o Brasil, sob o comando do especialista Rogério Betti. E ainda saber do primeiro panorama vislumbrado pelo Rally da Pecuária, numa palestra que vai dar os detalhes da quinta edição da maior expedição técnica privada da Pecuária de Corte do Brasil, promovida pela Agroconsult, que espalha sete equipes de campo por fazendas dos principais estados produtores, avaliando a qualidade das pastagens, evolução do rebanho, as técnicas de manejo e os índices zootécnicos alcançados pelos criadores brasileiros.
São atrações, informações, tecnologia e confraternização que consagram a BeefExpo como a feira mais representativa da Pecuária Latino-americana e o encontro in door mais completo do segmento, com uma estrutura inigualável na América do Sul. Três pisos com seis mil metros quadrados cada um, duas pistas de julgamento, lounges para as raças, área de feira de negócios, vitrine da carne, dois auditórios de palestras, espaço de apresentação musical, área de toalete dos animais e estacionamento para mais de mil veículos. Tudo isso a apenas oitocentos metros da Marginal do Rio Tietê.
É uma programação rica e diversificada, que envolve feira de negócios, cursos, palestras, workshops, inovações tecnológicas, homenagens, curso de avaliação e padronização de carcaças, exposição de animais, leilões e festival gastronômico. A expectativa da BeefExpo 2016 é superar o sucesso alcançado na primeira edição, quando a feira recebeu cerca de 1.200 visitantes de vários países. “São Paulo é a capital financeira do País, tem uma logística fantástica e reúne parte das maiores empresas e entidades do agronegócio brasileiro. Um setor que resiste ao cenário de instabilidade vivido na economia brasileira. Vai ser um evento completo e que entrará para a história da pecuária latino-americana”, aposta Flávia Roppa.
Programação BeefExpo 2016:
Palestras
As palestras do Programa Beef 360º vão mostrar todos os avanços da Indústria de Insumos da Bovinocultura que estão à disposição das fazendas e agropecuárias espalhadas pelo Brasil. Os debates, as apresentações e mesas redondas do Programa Beef Management vão destacar o mercado brasileiro e internacional de carnes, o futuro da comercialização de proteína bovina no mundo, as flutuações do câmbio e os modelos de sucesso de produção de carne dos criatórios brasileiros.
Feira de Negócios
A feira exclusiva de negócios contará com a presença das principais empresas do segmento, abordando as inovações em Equipamentos, Genética, Nutrição, Processamento, Reprodução, Instalações e Saúde Animal.
Prêmio BeefWorld Melhores do Ano da Pecuária de Corte
O projeto tem como objetivo premiar as pessoas que fazem a diferença na bovinocultura e que, com isso, ajudam no desenvolvimento do país. Os vencedores são escolhidos em votação popular com características de Top Of Mind, as pessoas mais lembradas, no site BeefWorld.
Leilões de Elite
os visitantes terão a chance de adquirir parte da melhor genética existente no mercado para impulsionar a lucratividade nos seus plantéis. Até o momento, três leilões de gado de elite e um de gado comercial já foram confirmados por Paulo Horto, proprietário da Programa Leilões. “A BeefExpo vai reunir em um único ambiente todas as tecnologias necessárias para que o pecuarista alcance os melhores resultados dentro e fora da porteira”, ressalta Flávia Roppa.
Julgamentos
Resgatando a tradição de eventos do gênero na Capital paulista, criadores e associações de raças participarão com animais em argolas e julgamentos, como é o caso do Nelore, Guzera, Senepol e Angus. Um dos destaques será a primeira etapa da Copa Pradipsingh Julgamento da Raça Nelore, que envolverá exemplares dos melhores selecionadores de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O nome é uma referência ao indiano Pradip Singh Bahadur Raol, que foi decisivo nas duas últimas fases de importação de material genético zebuíno daquele país asiático. A promoção é da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação dos Neloristas do Paraná (ANEL), Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e BeefExpo. A estrutura conta com duas pistas e alojamento indoor para 500 animais, com expectativa para 1.500 até 2017.
Festival Gastronômico – Churrascada
Desmonte de carcaça, carne assada, música e confraternização são as principais características desse festival gastronômico que reuniu 4 mil pessoas e 20 renomados chefs em 2 edições, que ocorreram em agosto e novembro de 2015 em São Paulo-SP. Nessa 3ª edição, os organizadores Rogério Betti, Gustavo Bottino e Felipe Anversa contam que reunir um evento que oferece suporte técnico a um festival gastronômico é a oportunidade única de celebrar o campo e a pecuária em meio ao universo urbano que a cidade de São Paulo representa. “Nosso intuito é transmitir aos participantes a ideia de comer um saboroso churrasco na fazenda com os amigos. É uma festa para comemorar a vida, comer bem e confraternizar”, diz Rogério Betti.
Curso de Dry Aged
Você já ouviu falar em Dry Aged? Trata-se de uma técnica de maturação a seco que confere maciez e um sabor mais intenso à carne bovina. Peças a gosto são preservadas em temperatura e ventilação controlada para acelerar a produção de enzimas naturais que favorecem o rompimento das fibras musculares. Detalhes sobre o método serão apresentados ao público durante um curso especial na BeefExpo 2016.
BeefExpo Tour
Este será outro grande evento paralelo, ocasião na qual pecuaristas e profissionais do setor terão a chance de visitar grandes confinamentos e também indústrias frigoríficas. A proposta é apresentar os benefícios econômicos que são oferecidos pela técnica e o padrão de qualidade que confere a todo o processamento na carne desejada pelo consumidor.
Curso de avaliação e padronização de carcaças
Com o avanço dos programas de melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade, manejo e de outras tecnologias, pecuaristas conseguem fornecer animais com melhor precocidade de carcaça e qualidade de carne. A BeefExpo projeta cursos de avaliação e padronização de carcaças durante o maior evento latino-americano da pecuária de corte.
Palestra Rally da Pecuária
Palco de grandes acontecimentos, a BeefExpo 2016 receberá uma das palestras da edição 2016 do Rally da Pecuária - a maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na pecuária de corte. Promovido pela Agroconsult, sete equipes de campo passarão por fazendas e realizarão encontros com pecuaristas em 12 estados de importância pecuária. As atividades do Rally da Pecuária incluem avaliação da qualidade das pastagens, evolução do rebanho, técnicas de manejo e índices zootécnicos. A largada do Rally da Pecuária será no dia 11 de abril, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e será finalizado no dia 30 de junho, na sede da FIESP em São Paulo, onde os resultados da expedição serão divulgados ao setor.
Fonte: BeefExpo 2016
◄ Leia outras notícias