Publicado em: 06/10/2022 às 15:50hs
No dia 8 de setembro foi promovida a 6ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, na cidade de Naviraí (MS), na sede do frigorífico Friboi. Participaram das avaliações 494 animais Nelore, sendo 374 machos e 120 fêmeas, todos terminados em confinamento. Ao todo, três pecuaristas inscreveram animais que foram destaques por serem jovens e apresentarem ótima cobertura de gordura na carcaça. A etapa foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore (ASCN). O Circuito tem o apoio de Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“A média de pesos dos machos foi excelente. Tivemos 22,1 arrobas, com todos eles pesando mais de 18 arrobas. Além do peso, os outros índices também foram ótimos: 81% deles apresentaram cobertura de gordura mediana e 80% possuía dentição de leite – ou seja, menos de dois anos de idade”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Pentacampeã do Circuito Nelore de Qualidade, a Fazenda Segredo, de Bataguassu (MS), venceu o campeonato de machos da etapa, recebendo a Medalha de Ouro. Adilton Boff Cardoso, proprietário do criatório, já levou para casa os troféus das edições de 2012, 2014, 2018, 2019 e 2021. A Medalha de Prata foi entregue para Colpar Participações S/A, detentora da Fazenda Dois Irmãos, de Naviraí (MS), pela segunda colocação.
“O grande destaque para as fêmeas foi a cobertura de gordura mediana, apresentada em 93% dos casos. A dentição de leite completa foi identificada em 77,5% das carcaças. A média de peso dos animais foi de 14,1 arrobas, já que 53% delas pesaram mais de 14 arrobas”, finaliza Nabih.
José Joaquim de Souza Filho, da Fazenda Saudade, de Nova Andradina (MS), levou para sua propriedade a Medalha de Ouro do Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.
“Nós acreditamos na Integração Lavoura-Pecuária (ILP) para o nosso sistema de produção na fazenda. Após a colheita da soja, os animais se alimentam do capim. A suplementação das fêmeas participantes foi feita com proteico energético de 0,3 a 0,5% do peso total. Tudo isso porque nós acreditamos em um Nelore melhorador, que apresente cada vez mais um ótimo acabamento, com ganho de peso e rendimento de carcaça superior”, destaca José.
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Texto Comunicação
◄ Leia outras notícias