Bovinos de Corte

ANC lançará Sumário de Touros e Ventres com inclusão de nova raça

O happy hour de lançamento será realizado na sede da ANC, no centro de Pelotas (RS), a partir das 19h30min, com assado na parrilla


Publicado em: 23/06/2022 às 14:10hs

ANC lançará Sumário de Touros e Ventres com inclusão de nova raça

A seleção de animais com foco no melhoramento genético dos rebanhos Canchim ganhará escopo com a inclusão da raça no Sumário de Touros e Ventres 2022/2023 do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). A publicação com informações e indexadores de exemplares Canchim se soma às das raças Angus, Devon, Brangus, Charolês, Hereford, Braford e Ultrablack, e será lançada pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), pelo Promebo e pela Embrapa Pecuária Sul no dia 28 de junho. O happy hour de lançamento será realizado na sede da ANC, no centro de Pelotas (RS), a partir das 19h30min, com assado na parrilla.

Novidade no Sumário impresso, a raça Canchim já conta atualmente com dados de reprodutores no Sumário de Touros On-line. A plataforma, lançada pela ANC no ano passado, transfere ao ambiente virtual as informações dos exemplares, permitindo atualização periódica on-line. 

Com os Sumários, os criadores têm em mãos DEPs e DEPs enriquecidas pela genômica dos animais, além de dados das fêmeas jovens e a lista de touros jovens superiores em características como Peso ao Nascer, Índice Desmama, Pelame, Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea, Espessura de Gordura Medida na Picanha e Gordura Intramuscular.

Presidente da ANC, Joaquin Villegas, destaca que com as informações dos animais os criadores têm maior assertividade na hora de direcionar matrizes e touros para o trabalho nas propriedades. “O Sumário tornou-se uma ferramenta indispensável na seleção. Porque, com ele, o pecuarista tem indexadores que irão sinalizar se aquele determinado reprodutor ou matriz destaca-se para a característica que busca”, acrescenta, ressaltando o empenho dos envolvidos na elaboração do Sumário e a confiabilidade que o mesmo conquistou entre os produtores.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor de genética do Promebo, Fernando Cardoso, o Sumário de Touros é a única forma objetiva de avaliar e comparar os reprodutores, sejam eles nacionais ou importados, de acordo com o desempenho de seus filhos nos sistemas de produção no Brasil. Com essa ferramenta, acrescenta, os criadores têm a oportunidade de escolherem exemplares com aptidão voltada ao foco da sua produção. “Verificar os dados dos animais no Sumário é a melhor forma de selecionar exemplares a fim de garantir maior desempenho e lucratividade nos sistemas de produção no país”, reforça. 

O lançamento do Sumário integra a programação do 1º Fórum Promebo na Prática, que contará com atividades teóricas e a campo e poderá ser acompanhado de forma virtual pela plataforma Zoom. Por isso, para participar é necessário estar inscrito no evento. As vagas podem ser garantidas até o dia 26 de junho pelo link tinyurl.com/forumpromebo.

Fonte: Jardine Comunicações

◄ Leia outras notícias