Publicado em: 01/12/2023 às 11:00hs
No entanto, em novembro, os preços do boi em pé mantiveram relativa estabilidade, enquanto o suíno registrou pequeno ganho próximo a meio por cento. O destaque foi o frango vivo, que rompeu uma estabilidade de mais de 60 dias e obteve um ganho significativo de 3,5%.
Comparando com novembro de 2022, a maior queda foi no preço do boi, com uma retração próxima a 17%. Os preços do frango e do suíno também retrocederam, mas em uma proporção menor, com o suíno caindo cerca de 8% e o frango vivo, aproximadamente 6%.
Considerando a média dos últimos 11 meses, apenas os preços do suíno apresentam uma pequena valorização, um pouco acima de 3%. Enquanto isso, os preços do frango estão 15% abaixo da média registrada entre janeiro e novembro de 2022, e os do boi são mais de 20% inferiores.
A aparente queda em 2023, quando comparada a 2022 - ano em que ambos os setores atingiram recordes históricos de preço - não é apenas uma questão de comparação com o ano anterior. As médias atuais também estão abaixo das registradas entre janeiro e novembro de 2021, com o preço do frango retratando uma queda de 8% e o do boi praticamente o dobro disso, quase 16%.
Surpreendentemente, nem o suíno escapa dessa tendência de retração, já que seu preço médio neste ano está 4% abaixo do registrado no mesmo período de 2021. Em resumo, frango, boi e suíno vivo enfrentam, em 2023, os menores valores médios dos últimos três anos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias