Publicado em: 22/09/2022 às 16:20hs
No dia 25 de agosto, a Associação dos Criadores de Nelore (ACNB) – juntamente com a Associação de Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) – promoveu a 3ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2022, no frigorífico Friboi de Pedra Preta (MT). O grande destaque das avaliações foi a reduzida idade dos animais avaliados.
Os seis pecuaristas participantes mostraram os resultados de seus investimentos em genética, sanidade, manejo e nutrição, apresentando para a avaliação animais pesados, com pouca idade”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.
A etapa de Pedra Preta contou com a participação de 372 machos, que atingiram a média de peso de 22,8 arrobas. Tudo isso, em idade ainda jovem: 78% deles possuíam até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade).
As 136 fêmeas avaliadas, também muito jovens (85% tinha até dois dentes), registraram média de 14,5 arrobas de peso. No quesito acabamento, 57% delas apresentaram cobertura de gordura mediana.
A Medalha de Ouro foi entregue para Maristella Flávia Audrar Cutolo, da Fazenda Santa Maria, de Itiquira (MT). As medalhas de Prata e Bronze foram, respectivamente, para Bom Jesus Agropecuária Ltda., detentora da Fazenda Mirandópolis, de Juscimeira (MT), e para Getúlio Gonçalves Viana, da Estância Alvorada, localizada em Poxoréu (MT).
No campeonato de fêmeas, Bruno Melcher, da Fazenda São Vicente, de Santo Antônio do Leverger (MT), foi o campeão, seguido pela IBF Agropecuária Ltda., da Fazenda Santa Adriana, que fica em Primavera do Leste (MT) – o criatório recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação.
As próximas etapas nacionais do Circuito Nelore de Qualidade acontecem nas seguintes datas:
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN) com apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Texto Comunicação
◄ Leia outras notícias