Bovinos de Corte

ABCZ participa do ‘Circuito Tul de Genética’, da Tulipa Agropecuária

Evento reuniu pecuaristas de corte de diversas regiões; técnicos da ABCZ apresentaram ferramentas e resultados do PMGZ no criatório


Publicado em: 28/03/2024 às 08:30hs

ABCZ participa do ‘Circuito Tul de Genética’, da Tulipa Agropecuária

Um dia inteiro de conhecimento e troca de experiências entre pecuaristas de corte e especialistas do setor, de diversas regiões do Brasil. Assim foi o ‘Circuito Tul de Genética’, promovido pela Tulipa Agropecuária, do criador Rodrigo Brüner, em Campinorte (GO), no último sábado (23). A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada pelos técnicos Leonardo Figueiredo e Vanessa Barbosa, que apresentaram as ferramentas e os resultados do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) na Tulipa Agropecuária.

O evento, que teve como tema “Os 4 pilares da cria profissional e lucrativa”, contou ainda com mesa-redonda, palestras e o Leilão Top Tulipa, que comercializou 70 touros Nelore. Anteriormente, na quinta-feira (21), foi a vez do Leilão 1000 Embriões Tulipa / CPEX. E, já no domingo (24), aconteceu o Leilão Só Elas, Edição Matrizes Tul, com a oferta de 450 matrizes. 

A técnica da ABCZ, Vanessa Barbosa, ainda ministrou palestra com o tema Habilidade Materna. “Foi uma excelente oportunidade de divulgar os produtos e serviços que a ABCZ oferece, o PMGZ e todas as ferramentas auxiliares para o criador fazer uma seleção mais eficiente na fazenda. Destacamos a importância de selecionar as fêmeas do rebanho, com base nos índices e relatórios disponibilizados, além da interpretação das avaliações genéticas (DEPs). Agradecemos à equipe Tulipa Agropecuária, em especial ao Rodrigo Brüner, pela confiança em nosso trabalho”, enfatizou Vanessa Barbosa.

“O Circuito Tul de Genética veio neste ano como uma evolução do nosso workshop. Além de aprender na prática, e com os melhores nomes, sobre genética, pastagem, nutrição e gestão, os criadores puderam aprender também como interpretar as DEPs de um indivíduo e, sobretudo, ter a oportunidade de ver ao vivo no campo o impacto dessas características nos animais”, destacou Rodrigo Brüner.