Bovinos de Corte

ABCZ participa de Dia de Campo Japaranduba Ganar e destaca benefícios do melhoramento genético

Evento homologado pelo PMGZ reuniu cerca de 150 criadores na Japaranduba Ganar, em Muquém do São Francisco (BA)


Publicado em: 28/03/2024 às 14:10hs

ABCZ participa de Dia de Campo Japaranduba Ganar e destaca benefícios do melhoramento genético

Homologado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o dia de campo, realizado no último fim de semana, no município de Muquém do São Francisco (BA) na fazenda Japaranduba Ganar, destacou os impactos do melhoramento genético da raça Nelore e promoveu valiosas trocas de experiências para os cerca de 150 pequenos e médios produtores participantes.

O dia de campo apresentou uma programação rica em conhecimento – foram três palestras técnicas realizadas no decorrer da manhã.

Após o almoço, foi realizado um shopping de reprodutores, para disponibilizar aos participantes a genética de qualidade produzida na propriedade.

“Foi um evento importantíssimo para abrir as porteiras e quebrar o paradigma de que a seleção de Nelore é só para poucos. Os nossos principais clientes são pequenos produtores – e é em rebanhos de pequeno porte que a genética faz a maior diferença”, explica o produtor à frente do evento e ex-presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Luiz Cláudio Paranhos.

O pecuarista conta que aproximadamente 40 criadores participantes visitaram a fazenda pela primeira vez, o que demonstra o interesse local por eventos como o dia de campo.

“Foi um ótimo resultado que alcançamos em parceria com a Secretaria de Agricultura de Muquém de São Francisco, além dos nossos assessores parceiros”, acrescenta.

A série de palestras foi iniciada por Luiz Cláudio, que falou sobre a seleção da Japaranduba Ganar, incluindo a sua trajetória durante os mais de 40 anos do projeto, sempre guiado pelo melhoramento genético.

Na sequência, foi a vez da técnica de campo da ABCZ no estado da Bahia, Marina Cani, que apresentou o trabalho realizado pela entidade em todo o Brasil.

“Foi uma oportunidade para falar um pouco sobre o uso de animais registrados e os benefícios que isso traz para o produtor rural – são conhecimentos importantes para os pequenos produtores, que têm muito a ganhar com a genética melhoradora. Também apresentei de forma breve o funcionamento do PMGZ”, resume Marina.

Por fim, o zootecnista e especialista em melhoramento genético, Rafael Mazão, da Dstak Assessoria Pecuária, explicou a importância da utilização de touros PO, quando comparados com os animais cara limpa.

“Uma ação importante para a integração entre pecuaristas, com a proposta de fomento da utilização de genética melhoradora através de touros registrados e avaliados, em prol do aumento da produtividade e eficiência, do pequeno ao grande produtor! Foi um dia incrível”, comemora Rafael.

Os participantes tiveram a oportunidade, ainda, de conhecer, no piquete da propriedade, alguns animais de destaque que são resultado do trabalho realizado diariamente na fazenda.