Publicado em: 03/09/2013 às 15:30hs
Esse é o objetivo da 4ª Prova de Avaliação a Campo Angus Embrapa, que se inicia esta semana, na sede da Emprapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). O projeto, que visa o melhoramento genético da raça Angus, irá avaliar 19 tourinhos (machos nascidos entre agosto e novembro de 2012) ao longo de 196 dias.
“Durante esse período os animais passarão por pesagens a cada 28 dias para o monitoramento do seu potencial de ganho de peso a pasto. Além do fator peso os animais passarão por outras avaliações objetivas, como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e gordura intramuscular, todas medidas por meio do ultrassom”, explica a gerente administrativa da Associação Brasileira de Angus, Juliana Brunelli. Segundo ela, os reprodutores passarão também por outras avaliações como análises morfológicas, quando são levadas em consideração a conformação do animal, precocidade e musculatura; além do padrão racial e as características funcionais desejadas pela raça.
Ao final da prova, que ocorre em meados de abril de 2014, os resultados serão compilados e os exemplares avaliados serão ranqueados. Feito isso, a Embrapa irá recolher doses de sêmen dos cinco melhores colocados. Uma parte desse material ficará com os proprietários dos touros, o restante será destinado ao fomento da raça através de projetos de pesquisa e programas de difusão genética.
“Trata-se de uma iniciativa muito importante na medida em que promove o melhoramento da raça Angus, levando-a a padrões cada vez mais altos e a tornando, consequentemente, cada vez mais competitiva”, afirma Juliana.
Os animais participantes desta edição da Prova de Avaliação a Campo Angus Embrapa foram enviados pelos seguintes criadores: Rubem Cesar Prates Kury (Cabanha Boca Negra - Cachoeira do Sul, RS), Zuleika Borges Torrealba (Cabanha da Maya - Bagé, RS), Francisco de Paula Cardoso Junior e Filhos (Fazenda da Barragem – Dom Pedrito, RS), Sulimar Nunes Farias (Agropecuária Proteção – Rio Grande, RS), Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello (Estância Santa Eulália – Pelotas, RS), José Luiz Borges Germano da silva (Cabanha Coronado – Bagé, RS), Donato Gonçalves (Fazenda Santa Cecília – Santiago, RS), Marco Antonio Gomes Costa (Cabanha Terra Costa – Santo Antônio da Patrulha, RS), José Paulo Dornelles Cairoli (Reconquista Agropecuária – Alegrete, RS), Angelo Bastos Tellechea (Cabanha Umbu - Uruguaiana, RS), Ricardo Acedo Gregory (Cabanha da Barragem – Alegrete, RS), Fábio Luiz Gomes e Fabiana Deferrari Gomes (Cabanha Catanduva – Cachoeira do Sul, RS), Lourival Simões Pires (PAP lagoa Preta – Bagé, RS).
Fonte: Texto Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias