Bovinos de Corte

3ª Etapa da Escola de Capacitação em confinamento da ASSOCON é aberta em Barretos (SP)

A Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) realiza está semana de 22 a 26 de abril, a terceira etapa da Escola de Capacitação em Confinamento na cidade de Barretos (SP), um dos principais polos pecuários do interior do Estado de São Paulo


Publicado em: 23/04/2013 às 17:10hs

3ª Etapa da Escola de Capacitação em confinamento da ASSOCON é aberta em Barretos (SP)

O curso de qualificação tem por objetivo disseminar as práticas atualizadas de confinamento para o aprimoramento das rotinas de trabalho de peões, capatazes, tratadores e gerentes de propriedades que se dedicam às tarefas diárias do manejo do gado confinado.

“A proposta desta qualificação é afinar o trabalho destes profissionais atuantes nas propriedades onde se confina gado de corte, para que na ponta final da cadeia produtiva em conjunto com outros fatores tenhamos um melhor produto final entregue para a indústria e, parte deste resultado, é fruto de um bom manejo dos animais em função da mão-de-obra melhor preparada”, explica Bruno de Jesus Andrade, coordenador da Escola de Capacitação e gerente executivo da ASSOCON.

O tema sobre o Manejo Racional e Abate Humanitário de Animais é um dos dez assuntos tratados durante o curso oferecido pela Associação. A aplicação de práticas que garantam o bem-estar dos animais de produção, neste caso, dos bovinos em sistema de confinamento,  é uma crua realidade que norteia o ambiente de muitos frigoríficos que ainda não fazem a aplicação desta teoria em suas plantas industriais.

De acordo com o gerente executivo da Associação, o gargalo ainda é a falta de treinamento dos funcionários, o que infelizmente não está restrito somente aos frigoríficos, mas também existe nas propriedades, dentro dos confinamentos.

“Por isso a qualificação é muito importante dentro de um sistema de produção, porque com a correta execução das atividades se minimizará uma eventual falta de qualidade do produto, no caso, a carne bovina como produto final ao consumidor”, concluiu Andrade.

Aulas teóricas – Todo conteúdo programático aos cursistas está sendo ministrado no auditório do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande (Praça Francisco Barreto) e nos últimos dois dias, , respectivamente, haverá visita a um Frigorífico pertencente ao Grupo JBS (Quinta-Feira, 25) e ao Confinamento Estância Monte Alegre (Sexta-Feira 26).

Todo o curso é apostilado com entrega posterior de certificados. Nesta temporada o curso conta com o apoio de conteúdo de empresas parceiras e especializadas no segmento da pecuária de corte, tais como: Casale, Elanco, Tortuga, Ouro Fino, Novanis, Allflex, Lallemand, Grupo JBS e Pfizer Saúde Animal.

Depois de Barretos (SP) a quarta e última etapa será realizada em Campo Grande (MS) dos dias 20 a 24 de maio. As inscrições online já estão abertas e pode ser efetuada através do site www.assocon.com.br

Fazendas associadas à entidade não pagam nada na inscrição de seus funcionários, e cursistas inscritos vinculados às entidades patrocinadoras, pagam apenas R$ 80,00 e os não associados R$ 120,00. As vagas são limitadas.

Conteúdo programático da Escola de Confinamento 2013:

- Manejo nutricional de bovinos confinados;
- Suplementação mineral;
- Produção de animais para o confinamento;
- Ganho compensatório e adaptação dos animais ao confinamento;
- Produção de silagem;
- Sanidade de animais a pasto;
- Sanidade de animais confinados;
- Manejo racional e abate humanitário;
- Mecanização do confinamento;
- Técnicas de manejo: Identificação animal.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias