Publicado em: 19/03/2013 às 13:20hs
Aumentar o padrão de segurança da produção de ovos é um dos critérios para atingir um padrão de qualidade que agregue valor ao produto, defende o Especialista em Segurança Alimentar e Gerente de Nutrição Animal da DSM Produtos Nutricionais, Jose Maria Hernandez.
Especialista em Comportamento do Consumidor ele vai destacar “Segurança alimentar no consumo de ovos” durante o Painel de Comercialização e Marketing do XI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que vai acontecer de 19 a 21 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
“Produzir um alimento com elevado nível de qualidade é importante para valorizar o produto. Além de conseguir um melhor preço, um produto de qualidade superior é vendido primeiro, mesmo em situação de crise”, avalia o especialista.
Segurança e rastreabilidade
Hernandez defende que a responsabilidade pela produção de um alimento seguro envolve todos os elos da cadeia produtiva. “Fornecedores confiáveis são essenciais para garantir segurança e rastreabilidade na cadeia alimentar (humana e animal)”.
Ele aponta um estudo, conduzido em 2010 pela WATT entre os profissionais da avicultura mundial, onde 80% dos entrevistados apontaram biossegurança e sanidade entre suas maiores preocupações.
“É difícil estimar o custo real de um problema ligado à segurança e rastreabilidade de alimentos, pois eles envolvem mais do que uma queda na demanda do consumidor. Para se ter uma ideia, um problema desta ordem pode levar a uma queda dramática no valor das ações de uma empresa de capital aberto em função da retirada de um produto causada por um ingrediente contaminado”.
Biossegurança, controle de matérias-primas da ração e uso responsável de medicamentos serão alguns dos temas debatidos pelo especialista. “Produzir um alimento de qualidade, livre de resíduos e com menor impacto ambiental também está ligado com redução de perdas na avicultura de postura”.
Programação
A programação deste ano será dividida entre os Painéis sobre Manejo, Sanidade, Comercialização e Marketing e Nutrição. O programa científico será aberto com um Painel de Manejo no dia 19, terça-feira, a partir das 14h, com uma apresentação sobre “Ambiência X Produtividade”, ministrada pelo zootecnista com MBA em gestão em agronegócio pela ESALQ/USP e gerente nacional de vendas da Big Dutchman, Sadala Cruz Tfaile. Em seguida, a pesquisadora da Embrapa Helenice Mazzuco vai debater “Boas práticas e biosseguridade em avicultura de postura”.
Logo depois o técnico do Programa Nacional Avícola de Brasília vai falar sobre os “Novos atos regulatórios para produção de ovos”. O Painel de Manejo será encerrado com a palestra “Fisiopatologia do sistema ósseo”, ministrada pelo médico veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Fernando Rutz
Na quarta-feira, dia 20 de março, a programação será aberta com apresentação de trabalhos científicos. A partir das 8h30 começa o Painel de Sanidade com um debate dobre “Antibioticoterapia em poedeiras – utilização na granja”, com a Professora da Universidade Federal Fluminense, Virginia Leo. Na sequencia, o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Renato Brum, destaca o “Controle oficial de resíduos e contaminantes em ovos”.
Em seguida, o médico veterinário Professor da Unesp de Jaboticabal, Oliveiro Caetano de Freitas Neto, vai ministrar a palestra “Imunidade das Aves Contra Salmonelose”. Um debate sobre “Laringotraqueite: A Experiência Chilena”, com Ricardo Gallardo encerra o Painel de Sanidade.
No período da tarde, a apresentação de trabalhos científicos premiados começa às 14h. O Painel Comercialização e Marketing será aberto às 14h20 pela pesquisadora do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (IDS), Josefa Garzillo, com a palestra “Sustentabilidade na avicultura de postura”. Em seguida, o especialista da DSM, José Maria Hernandes, vai debater “Segurança Alimentar no consumo de ovos”.
Logo depois, a pesquisadora do Cepea, Camila Brito Ortelan, vai apresentar o “Novo índice referencial de preço de ovos/CEPEA”. Este Painel será encerrado pelo Gerente Comercial FLV do Grupo Pão de Açúcar, Renato Luiz Generoso com uma apresentação sobre a “Visão do varejo na compra de ovos”.
Na quinta-feira, dia 21 de março, o programa científico será aberto pelo Professor Benedito Lemos de Oliveira com um debate sobre “Modernização da cadeia produtiva de ovos de codorna”. Na sequencia, o Painel de Estratégias nutricionais para redução de custos será aberto pelo consultor João Batista Luchesi, com a palestra “Alternativas para redução do custo de produção”.
O Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Evandro de Abreu, vai destacar “Estratégias nutricionais no uso de matérias-primas alternativas”. O engenheiro agrônomo e gerente técnico da Agroceres Multimix, Leandro Hackenhaar, vai debater “Uso de Aminoácidos Sintéticos”. O Painel de nutrição será encerrado pelo professor da Unens de Jaboticabal, Otto Mack Junqueira, com a palestra “Utilização de Enzimas”. Após estes debates haverá um almoço de encerramento.
O Congresso de Ovos da Associação Paulista de Avicultura (APA) tem o apoio da Revista do Ovo, do Avisite, da Revista AveWorld, da Revista Feed&Food, da Revista Avicultura Industrial, do jornal O Presente Rural e do Portal Engormix. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3209.1300, ramal 1325 ou (11) 3832.1422.
Site: www.congressodeovos.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa Congresso APA
◄ Leia outras notícias