Publicado em: 10/01/2025 às 10:52hs
Levantamentos realizados pelo Cepea revelam que as cotações da carne de frango mantiveram-se firmes na primeira quinzena de janeiro, contrariando a tendência comum para o período. Tradicionalmente, o início do ano é marcado por uma queda nos preços, reflexo da restrição de renda que limita o consumo da proteína. No entanto, conforme agentes do setor consultados pelo Cepea, o ritmo das vendas internas tem se mostrado satisfatório, permitindo ajustes modestos nos valores.
Além do bom desempenho no mercado interno, as exportações brasileiras de carne de frango também alcançaram números históricos em 2024. Dados compilados pela Secex e analisados pelo Cepea indicam que o Brasil exportou 5,29 milhões de toneladas de carne de frango, incluindo produtos in natura e industrializados, de janeiro a dezembro de 2024. Este volume representa um aumento de 2,8% em relação ao recorde anterior, registrado em 2023, quando foram exportadas 5,1 milhões de toneladas.
A combinação de maior volume exportado e a forte valorização do dólar no ano resultou em uma receita recorde para o setor. A arrecadação com as exportações de carne de frango chegou a R$ 53,7 bilhões, o que representa um incremento de 9,8% em relação ao montante obtido no ano anterior.
O desempenho robusto tanto no mercado interno quanto nas exportações reflete um cenário positivo para o setor de carne de frango, que segue sendo um dos principais pilares da balança comercial brasileira.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias