Publicado em: 18/04/2012 às 17:30hs
Divulgada ontem, essa segunda previsão era aguardada com expectativa, pois o ambiente econômico atual é diferente (e bem mais grave) que o observado em outubro do ano passado, quando foi divulgada a primeira previsão para 2012.
Mas, comparadas as duas projeções, as variações foram mínimas – pelo menos em relação à produção e ao consumo. Já as novas previsões sobre importação e exportação apresentam incremento mais significativo em relação à primeira previsão.
No tocante especificamente às exportações de carne de frango (isto é, excetuadas as exportações de carne de peru), o USDA reviu para baixo o volume a ser exportado pelo Brasil, ao mesmo tempo em que elevou as previsões de exportação norte-americana.
Baseou suas análises sobre o Brasil na perda de competitividade do produto brasileiro (decorrência do fortalecimento do real), no fato de a Rússia ter desabilitado várias empresas brasileiras e, ainda, na queda de embarques decorrente da ação anti-dumping da África do Sul contra o frango brasileiro.
Apesar, no entanto, da revisão nas projeções, o USDA ainda prevê que as exportações brasileiras de carne de frango crescerão neste ano cerca de 3%. Já para os EUA (e apesar da revisão “para cima” na projeção anterior) é prevista ligeira queda (-0,22%) em comparação ao que foi exportado em 2011.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias