Publicado em: 11/03/2014 às 16:10hs
Durante sua participação no evento – que conta com mais de 70 delegações estrangeiras – o presidente da UBABEF reuniu-se com representações do agronegócio da América Central. Na oportunidade, foram debatidas oportunidades para as exportações do setor de material genético avícola do Brasil.
De acordo com Turra, nas conversas com os representantes de países centro-americanos, ficou claro que as recentes ocorrências sanitárias no México acenderam o alerta quanto à importância da abertura para a genética de outras plataformas exportadoras, como a da avicultura brasileira.
“Nesse sentido, os representantes dos países da região se comprometeram a trabalhar para agilizar a abertura de seus mercados para esse segmento de alto valor agregado na cadeia produtora e exportadora avícola. Isso vai ao encontro das conversas que tivemos recentemente com o Secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (MAPA), Marcelo Junqueira, oportunidade na qual a cadeia produtiva de genética foi destacada como prioritária para as exportações do agro brasileiro”, destaca Turra, lembrando um encontro que deverá acontecer nos próximos dias entre o MAPA, a UBABEF e exportadores de genética.
Ainda na Expodireto, Turra participou de uma série de encontros com produtores de soja e milho, os dois principais insumos para a produção avícola brasileira.
“Com base nos encontros com os produtores, ficou clara a necessidade do acompanhamento governamental com relação à distribuição dos estoques, especialmente aqueles destinados ao abastecimento interno. É preciso evitar que erros do passado se repitam, com grande oferta dos insumos em polos com reduzida demanda”, enfatiza Turra.
A programação da Expodireto Cotrijal começou hoje e segue até o dia 14 de março. Mais informações pelo site http://www.expodireto.cotrijal.com.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação INSIGHT
◄ Leia outras notícias