Avicultura

Tensões no Mar Vermelho impactam exportações de carne de frango brasileira para o Oriente Médio

Crescimento em alguns países contrasta com quedas em regiões próximas ao Mar Vermelho


Publicado em: 22/03/2024 às 12:30hs

Tensões no Mar Vermelho impactam exportações de carne de frango brasileira para o Oriente Médio

No primeiro bimestre deste ano, os embarques brasileiros de carne de frango para a maioria dos países do Oriente Médio apresentaram crescimento. No entanto, os envios para territórios próximos ao Mar Vermelho registraram queda, preocupando pesquisadores do Cepea.

Segundo dados da Secex, as exportações aos principais destinos da carne de frango brasileira na região, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, caíram ligeiramente (1,3%) em comparação com o último bimestre de 2023, mas apresentaram um aumento expressivo (18%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Juntas, essas nações receberam 145,9 mil toneladas de carne de frango, representando 18,2% do total exportado pelo Brasil nos primeiros dois meses do ano.

Por outro lado, as exportações para o Iêmen e o Egito diminuíram significativamente nos primeiros meses de 2024, possivelmente relacionadas às tensões no Mar Vermelho. Entre janeiro e fevereiro de 2024, os envios de carne de frango brasileira para o Egito totalizaram 13,1 mil toneladas, uma queda de 28,7% em relação ao último bimestre de 2023 e de 57,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para o Iêmen, as exportações diminuíram 27,6% em relação ao último bimestre de 2023 e 21,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 4,5 mil toneladas.

Atentos a esse cenário, alguns agentes do setor avícola nacional consultados pelo Cepea demonstram preocupação, considerando que o Brasil é o principal fornecedor global de carne de frango Halal para os países do Oriente Médio.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias