Avicultura

Tailândia enfrenta escassez de frango no mercado interno

Devido aos surtos de COVID-19 em granjas e unidades de processamento, as exportações para a China foram impactadas, mas o efeito também é sentido no mercado interno


Publicado em: 17/08/2021 às 12:30hs

Tailândia enfrenta escassez de frango no mercado interno

O alto índice de infecções por COVID-19 na Tailândia está afetando a indústria avícola, um dos setores mais lucrativos do país. No final de julho, 3.000 trabalhadores em um grande abatedouro foram infectados pelo vírus e a unidade foi colocada em quarentena. Além disso, outras fábricas de processamento no país reduziram suas operações desde meados de junho para manter a força de trabalho segura.

Isso criou uma escassez de aves no mercado tailandês que elevou os preços em pelo menos US$500 / t, de acordo com uma fonte citada pelo jornal Global Times. Ao mesmo tempo, a China, um dos maiores mercados de exportação de carne de frango tailandesa, aumentou os controles e restrições aplicados aos fornecedores que enfrentam surtos de COVID-19.

"Devido aos recentes clusters de COVID-19 na China, o departamento de regulamentação reforçou a supervisão e inspeção na importação de carne e aumentou o nível dos processos de desinfecção. Muitos restaurantes não estão dispostos a usar carne de frango importada. Ainda temos algum estoque para os pedidos trimestrais, no entanto, não há nenhuma nova fonte de abastecimento ", mencionou um trader chinês.

De acordo com as últimas estatísticas da Associação de Exportadores de Processamento de Frangos, as importações chinesas de frango tailandês aumentaram 82% no ano passado. Dados públicos mostram que o volume de importação da China vem aumentando significativamente a cada ano, desde que a China retomou as importações de carne de frango congelada da Tailândia em março de 2018.

Em 2019, a China importou 65.420 toneladas de produtos de frango da Tailândia, com um valor de mais de 5,6 bilhões de THB (US$170 milhões), um aumento de 252% com relação ao ano anterior em relação a 2018. Atualmente, a China é o segundo maior mercado de exportação de produtos de frango congelado da Tailândia, atrás apenas do Japão. A Tailândia também é a quarta maior fonte de importação de produtos de frango congelado da China, e o número de importadores de frango tailandeses qualificados para a China aumentou de 7 em 2018 para 43.

Fonte: Euromeatnews

◄ Leia outras notícias