Avicultura

Superior a 450 mil toneladas, exportação de carne de frango de julho tem um dos melhores resultados da história

Volume embarcado alcança 452.587 toneladas, refletindo um dos melhores desempenhos mensais, mas com queda acumulada no ano


Publicado em: 08/08/2024 às 15:10hs

Superior a 450 mil toneladas, exportação de carne de frango de julho tem um dos melhores resultados da história

Considerados os quatro principais itens exportados – frango inteiro, cortes, industrializados e carne de frango salgada – o volume embarcado em julho último somou 452.587 toneladas, superando em 6,41% e 7,16% o que foi exportado em, respectivamente, junho de 2024 e julho de 2023. Foi, principalmente, o quarto melhor resultado mensal na história das exportações brasileiras de carne de frango.

O bom desempenho, entretanto, ainda não foi suficiente para reverter o quadro negativo nas exportações de 2024, pois o volume acumulado no ano continua ligeiramente aquém do alcançado nos mesmos sete meses de 2023, registrando queda de 0,15% (diferença, a menos, inferior a 5 mil toneladas). Isto se deve, exclusivamente, à carne de frango salgada, pois o produto in natura bem como os industrializados já superam o total exportado no mesmo período do ano passado.

De toda forma, destaque para o volume acumulado nos últimos 12 meses: aumentou mais de 2% e, pela primeira vez nos últimos cinco meses, voltou a superar os cinco milhões de toneladas, marca originalmente atingida nos 12 meses de 2023.

Destaque, ainda, para a receita cambial obtida no mês de julho. Aumentou 3,5% em relação a julho do ano passado, apresentando resultado positivo pela segunda vez no ano. Mesmo assim, persiste a diferença, a menos, tanto em relação aos sete primeiros meses de 2023 como em relação aos 12 meses anteriores. Em ambos os casos, o resultado atual é 8% inferior.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias