Publicado em: 19/09/2014 às 16:20hs
Com este objetivo, o especialista em incubação da Hybrid, Juan Carlos Lopez, conduziu a palestra “Gestão e Manejo do Incubatório”, no último dia do 10º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), no Sibara Flat Hotel & Convenções, em Balneário Camboriú. O evento reuniu, durante três dias, cerca de 450 gestores, técnicos e especialistas do setor.
Lopez abordou tópicos como a temperatura embrionária, perda de umidade, dióxido de carbono, temperatura corporal, qualidade de pintinhos e descartes, pré-incubação, entre outros aspectos. Destacou que a temperatura embrionária durante a incubação é considerada o fator físico mais importante para o sucesso da incubação comercial avícola. “Esta é uma meta biológica crucial que necessita ser atingida e monitorada frequentemente porque a temperatura do embrião durante seu desenvolvimento nem sempre vai de encontro com a temperatura do ar das incubadoras, especialmente nos últimos dois terços do período de incubação”.
Temperaturas incorretas de embrião produzem baixa eclodibilidade, baixa qualidade de pintinhos e, principalmente, afetam a performance pós-eclosão (peso corporal e conversão alimentar). Os embriões podem sofrer estresse calórico em incubatórios comerciais em função de perfis de incubação com altas temperaturas e também em razão de incubadoras ou nascedouros com designs não adequados, que impedem o correto fluxo de ar sobre os ovos em alguns pontos. Portanto, foram detalhadas as formas de monitorar a temperatura embrionária, os resultados obtidos através do termômetro infravermelho com contato direto, entre outros.
A programação do último dia também incluiu painel nutricional conduzido pelos nutricionistas Vitor Hugo Brandalize (Cobb), Marcelo Silva (Aviagen) e Jacky Michard (Hubbard).
Considerado o maior evento científico de manejo de reprodutoras, o simpósio reuniu grandes especialistas para abordar as atualizações e o futuro do segmento em SC e no Brasil. “Nosso Estado é o segundo maior produtor de aves do Brasil, tem forte participação na produção de frangos e no valor das exportações do país. Portanto, para continuarmos avançando na questão de tecnologia de ponta e, com isso aumentarmos nossa competitividade, precisamos investir também em conhecimento. Encerramos a 10ª edição do simpósio com sucesso absoluto e já começaremos a pensar na próxima edição do evento”, destacou o coordenador geral Bento Zanoni.
Segundo o presidente da ACAV, Luiz Adalberto Stabile Benício, esse evento científico é uma das ações fundamentais para Santa Catarina manter o amplo trabalho para a manutenção da sanidade, que é considerada uma das melhores do mundo no Estado. “Somente nos últimos 25 anos, a tecnologia permitiu reduzir em 75% o custo de produção, o que traz benefícios ao consumidor”.
O simpósio conta com os seguintes patrocinadores: Aviagen, Cobb, MSD Saúde Animal, Zoetis, Vencomatic Group, Hybrid, Nutron, Agroceres Multimix, Hubbard Flex, ECAT, Ceva, Zinpro, Merial, Pas Reform, Bayer, Nutriad, Biovet, Petersime, Tecnofeed, Farmabase, Des-Vet, Vansil, Plasmatte, Altech, Casp Indústria e Comércio, ICC, Vetanco, Embritec, Lubing, Safeeds, Phibro e Yes. São apoiadoras a CLS Soluções Avícolas, Edege, Avícola Ninhada, Planalto, JBS, BRF, AURORA e VTC Viagens.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias