Publicado em: 26/08/2021 às 13:30hs
De acordo com estimativas de Sergey Lakhtyuknov, diretor geral da União Nacional Russa de Produtores de Aves, no primeiro semestre de 2021 a produção de aves da Rússia caiu 2,44% em relação ao mesmo período do ano passado.
No início do ano a produção local de aves retrocedeu 6,2%, a maior queda da última década. De acordo com Lakhtyuknov, a queda foi causada por vários fatores, incluindo a epidemia de gripe aviária e um aumento sem precedentes nos custos de produção. No momento Lakhtyuknov vê uma ligeira recuperação: “há uma tendência de alta até o final do ano e prevemos um aumento da produção nacional”.
No primeiro semestre de 2021, a Rússia exportou 132 mil toneladas de carnes avícolas - 6,6% a menos em comparação com o mesmo período de 2020, estimou o governo russo. Em termos monetários, as exportações caíram 7,2%, para US $ 202 milhões. O principal fator para a redução das exportações foi a queda nas compras chinesas, que retrocederam 22% para US$101 milhões no primeiro semestre de 2021, disse o governo em um comunicado.
Conforme explicado por Sergey Yushin, presidente da Associação Nacional de Carnes da Rússia, os primeiros 6 meses de 2021 foram marcados por uma forte queda nos preços da carne suína na China, o que também derrubou os preços locais das aves. Yushin disse que esse fator reduziu a exportação da Rússia para a China, daí a queda nas exportações globais russas. Por outro lado, porém, os preços do principal concorrente da Rússia no Extremo Oriente, o Brasil, aumentaram 40%, o que tornou os produtos russos mais competitivos, disse Yushin, acrescentando que isso torna as exportações um rumo promissor para as empresas russas.
Lado negativo: crescentes, os custos de produção continuam empurrando os preços das aves para cima, mostrou uma pesquisa conduzida pela Universidade de Economia Russa de Plekhanov. Em 2021, os preços devem subir 20-22% acima do nível do ano passado, embora o aumento de preços seja diferente entre as regiões russas, disseram os autores do estudo. O aumento dos preços das aves é uma tendência global, que está ligada à crescente demanda no sudeste da Ásia. Além de grãos e rações, os custos de eletricidade, combustível e logística têm aumentado, acrescentaram.
Fonte: Poultry World
◄ Leia outras notícias