Publicado em: 25/02/2014 às 15:20hs
Mato Grosso do Sul exporta 80% da produção aviária e as novas tecnologias e linhas de crédito vão colaborar para que o setor cresça, destacou o diretor secretário da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul), Ruy Fachini, durante a apresentação do programa federal de incremento agropecuário Inovagro, ocorrida, esta manhã, no auditório da Famasul e que contou com a participação de cerca de 80 produtores rurais.
O evento contou com as presenças da secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, do superintendente do Banco do Brasil no Estado, Marco Túlio Moraes, e do diretor de Economia Agrícola da Secretaria de Política Agrícola do Governo Federal, Wilson Vaz de Araújo, que apresentou detalhes do Inovagro, programa anunciado durante o Plano Safra 2013/2014, com o objetivo aumentar a competitividade do setor agropecuário. "O Brasil ocupa o primeiro lugar em produção e terceiro em exportação de aves no mundo. O Inovagro é um programa completo, que pretende estimular e dinamizar a produção, alavancando a atividade onde há defasagem tecnológica", afirmou Araújo.
O programa colabora com o desenvolvimento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira através de linha de crédito de até R$ 1 milhão ao ano, com juros de 3,5% no período, prazo de até 10 anos para financiamento e carência de até três anos. Através de projeto elaborado por técnicos do setor, o produtor pode solicitar financiamento para aquisição de maquinários, equipamentos veterinários, ações para o desenvolvimento das Boas Práticas Agropecuárias (BPA), investimentos em agricultura de precisão, execução e elaboração de projetos, construção e ampliação de instalações, entre outros.
Para o presidente da Associação dos Integrados da Avicultura de MS (Avimasul), Gilberto Bernardi, a linha de crédito Inovagro irá colaborar para o desenvolvimento do setor, principalmente diante da necessidade de inserção de novas tecnologias na avicultura local. "O Inovagro é muito bem vindo. Se o produtor não for atrás das novas tecnologias, está fadado a ficar ultrapassado. A avicultura no Brasil passa por processo de desenvolvimento e apesar do cenário promissor, o País ainda perde em capacidade competitiva", apontou Bernardi.
O Inovagro é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e em Mato Grosso do Sul o Banco do Brasil já está recebendo propostas de produtores interessados. O diretor de Economia Agrícola do Governo Federal reforçou a importância do programa de financiamento e do agronegócio, como foco no setor aviário. " Avaliando o cenário interno, externo e a demanda mundial da avicultura, a motivação é grande. Temos que acreditar no agronegócio, já que no Brasil, se há um setor que dá certo é o do agronegócio", finalizou Wilson Vaz de Araujo.
Fonte: Famasul
◄ Leia outras notícias