Publicado em: 21/02/2013 às 16:45hs
Citando como fonte a Federação Nacional da Avicultura (FENAVI) da Venezuela, diversos meios de comunicação locais e internacionais noticiam que a produção venezuelana de carne de frango alcançou, em 2012, volume da ordem de 1,110 milhões de toneladas, volume que representou aumento de 21% sobre o ano anterior e propiciou um consumo da ordem de 41,3 kg per capita do produto.
O volume total e o consumo per capita alcançados podem estar corretos. Mas no percentual de incremento apontado (+21%) parece haver algum equívoco. Pois cerca de um ano atrás, a mesma FENAVI (em trabalho realizado pelo Departamento de Agricultura dos EUA) sugeria que a produção venezuelana de carne de frango cresceria 8% em 2012, passando de 960 mil para cerca de 1,037 milhão de toneladas.
Ou seja: o aumento foi ainda maior que o previsto, pois o volume produzido totalizou 1,110 milhão de toneladas. Mas, neste caso, ficou em 15%, não em 21%, como está sendo divulgado.
De toda forma, a FENAVI ressalta a importância econômica e social da avicultura local para a Venezuela. Gera ao redor de 600 mil empregos diretos e indiretos e assegura a existência de 50 mil microempresas e cooperativas dedicadas a diferentes áreas das atividades avícolas.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias