Publicado em: 14/02/2014 às 16:20hs
Das aves alojadas, as poedeiras destinadas à produção de ovos brancos corresponderam a 77,2% do total, um dos mais elevados índices (senão o mais elevado) da história do setor. Nos oito anos decorridos entre 2005 e 2012 o alojamento médio de poedeiras de ovos brancos correspondeu a 74,9% do total.
E, efetivamente, o incremento observado no ano esteve restrito a esse tipo de ave. Seu alojamento aumentou cerca de 8,6%, enquanto o número de poedeiras de ovos vermelhos permaneceu praticamente estável em relação a 2012, com recuo de 0,2%.
Por outro lado, analisada a evolução do alojamento no decorrer do ano verifica-se que ela se concentrou no segundo semestre. Tanto que, no primeiro semestre (e comparativamente ao mesmo semestre de 2012) o alojamento de poedeiras de ovos brancos aumentou 5% enquanto o de poedeiras de ovos vermelhos recuava perto de 4,5%. Já no segundo semestre houve incremento de quase 4% no número de poedeiras de ovos vermelhos e de, aproximadamente, 12% no número de poedeiras de ovos brancos.
Nos últimos 10 anos o alojamento anual de pintainhas de postura aumentou perto de 45%, índice que corresponde a um incremento médio pouco superior a 4% ao ano. Mas a expansão ficou concentrada nas poedeiras de ovos brancos, cujo número aumentou quase 50%. O aumento no alojamento de poedeiras de ovos vermelhos não chegou a 33%.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias