Publicado em: 08/08/2013 às 17:40hs
Confundir hormônio com nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos etc., tem sido muito comum, prejudicando um setor dos mais modernamente desenvolvidos em nosso país e que tem gerado emprego, alimento e riqueza. O tema será abordado pelo Doutor em Nutrição de Aves pela University of Kentucky e professor da Universidade Federal de Pelotas (RS), Fernando Rutz, na palestra ”Qualidade da carne do frango: porque não se utilizam hormônios”, no dia 29, dentro da programação 23º Congresso Brasileiro de Avicultura. O evento será uma das atrações do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP).
Segundo Fernando Rutz, o setor não pode ficar com a imagem de que está produzindo, de forma irresponsável, alimento para os consumidores brasileiros e de outros países. “Desde que a produção intensiva de aves teve seu início, ainda na década de 60, os empresários e os técnicos do setor têm convivido com a avaliação, geralmente de leigos, de que estas aves, para serem produzidas, necessitam da adição de hormônios em suas dietas. Porém, muitas das vezes essas considerações têm sido feitas por médicos e nutricionistas para humanos. Esta constatação é absurda e compromete o setor, que fica obrigado a justificar-se, quando na verdade não há qualquer razão para tal, uma vez que a avicultura brasileira e mundial não usa deste expediente para favorecer o desempenho das aves”, pondera o professor. “No Brasil, o emprego dessas substâncias em aves é formalmente proibido pelo Ministério da Agricultura”, conclui.
Além do 23º Congresso Brasileiro de Avicultura, que terá como tema “Valor agregado: novos caminhos para a inovação avícola”, o SIAV, que é organizado pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), vai somar em sua programação a maior feira do setor, com representantes de todos os players do segmento. Serão mais de 100 empresas expositoras das áreas de equipamentos, laboratórios, rações, certificadoras, logística, agroindústrias produtoras e exportadoras, entre outras, que estarão presentes na maior exposição comercial do setor avícola em 2013.
Saiba mais pelo site www.ubabef.com.br/siav.
Fonte: Assessoria de Comunicação INSIGHT
◄ Leia outras notícias