Avicultura

Palestra que acontece durante o SIAV aborda o mito do uso de hormônios na produção de aves

Tema será abordado pelo professor Fernando Rutz, da Universidade Federal de Pelotas


Publicado em: 08/08/2013 às 17:40hs

Palestra que acontece durante o SIAV aborda o mito do uso de hormônios na produção de aves

Confundir hormônio com nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos etc., tem sido muito comum, prejudicando um setor dos mais modernamente desenvolvidos em nosso país e que tem gerado emprego, alimento e riqueza. O tema será abordado pelo Doutor em Nutrição de Aves pela University of Kentucky e professor da Universidade Federal de Pelotas (RS), Fernando Rutz, na palestra ”Qualidade da carne do frango: porque não se utilizam hormônios”, no dia 29, dentro da programação 23º Congresso Brasileiro de Avicultura. O evento será uma das atrações do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP).

Segundo Fernando Rutz, o setor não pode ficar com a imagem de que está produzindo, de forma irresponsável, alimento para os consumidores brasileiros e de outros países. “Desde que a produção intensiva de aves teve seu início, ainda na década de 60, os empresários e os técnicos do setor têm convivido com a avaliação, geralmente de leigos, de que estas aves, para serem produzidas, necessitam da adição de hormônios em suas dietas. Porém, muitas das vezes essas considerações têm sido feitas por médicos e nutricionistas para humanos. Esta constatação é absurda e compromete o setor, que fica obrigado a justificar-se, quando na verdade não há qualquer razão para tal, uma vez que a avicultura brasileira e mundial não usa deste expediente para favorecer o desempenho das aves”, pondera o professor. “No Brasil, o emprego dessas substâncias em aves é formalmente proibido pelo Ministério da Agricultura”, conclui.

Além do 23º Congresso Brasileiro de Avicultura, que terá como tema “Valor agregado: novos caminhos para a inovação avícola”, o SIAV, que é organizado pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), vai somar em sua programação a maior feira do setor, com representantes de todos os players do segmento. Serão mais de 100 empresas expositoras das áreas de equipamentos, laboratórios, rações, certificadoras, logística, agroindústrias produtoras e exportadoras, entre outras, que estarão presentes na maior exposição comercial do setor avícola em 2013. 

Saiba mais pelo site www.ubabef.com.br/siav.

Fonte: Assessoria de Comunicação INSIGHT

◄ Leia outras notícias