Publicado em: 26/04/2013 às 09:50hs
Incremento - De acordo com o analista da consultoria, Fernando Iglesias, esse volume é decorrente de uma expectativa de incremento na produção e, especialmente, de um recuo significativo na previsão de exportações. A Safras & Mercado estima que a produção possa alcançar 12,85 milhões de toneladas de carne de frango neste ano, superando em 1,66% as registradas em 2012. "A maior oferta de milho e de farelo de soja, que resulta em menores custos ao avicultor, deve ser responsável pelo processo de ampliação da produção de carne de frango", disse.
Embarques - As exportações, por outro lado, vem mostrando fraqueza nestes primeiros meses do ano e estão estimadas em 3,71 milhões de toneladas, quase 5% menores que as 3,90 milhões de toneladas embarcadas no ano passado. "Esse é um fator preocupante, pois apenas no primeiro trimestre as exportações já recuaram 10% frente ao mesmo período do ano passado, de 969,6 mil toneladas para 870,9 mil toneladas", informa.
Consumo mundial - Iglesias ressalta que as perspectivas para as exportações de carne de frango não são muito otimistas para o decorrer do ano, pois os indicativos são de um discreto crescimento do consumo mundial. "Além disso, o preço médio da carne de frango brasileira também aumentou no mercado internacional. Em 2012, era US$ 1,90, mas, em 2013, este valor já saltou para US$ 2,10".
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR
◄ Leia outras notícias