Avicultura

Nova baixa e frango vivo de Minas vale quase 25% menos que no início do ano

O frango vivo negociado em Minas Gerais sofreu ontem nova e incisiva baixa. A perda, de 10 centavos, rebaixou o valor do produto para R$2,35/kg, a pior remuneração dos últimos 10 meses


Publicado em: 27/04/2016 às 11:10hs

Nova baixa e frango vivo de Minas vale quase 25% menos que no início do ano

A nova cotação permanece apenas como referencial, pois negócios continuam a ser realizados por valores inferiores, situação que se repete no interior de São Paulo onde – apesar de a cotação permanecer inalterada desde 19 de abril – muitas vendas são concretizadas por valores abaixo do referencial.

Tal comportamento nas duas praças denota a desaceleração do ritmo de atividade nos abatedouros avícolas. Afinal, se não há consumidores, pra que abater?

Os efeitos desse processo são mais sensíveis em Minas Gerais onde – proporcionalmente a São Paulo – há mais produtores independentes e menos abatedouros. O resultado é a inversão na diferença de preços entre os dois estados.

Assim, enquanto nos primeiros sete dias deste mês o produto mineiro registrou cotação 15 centavos superior à do frango vivo paulista, agora registra diferença, a menos, de 25 centavos.

Pior, porém, é a diferença atual em relação aos preços iniciais de 2016. Porque, em pouco mais de 100 dias, o frango vivo de Minas perdeu quase um quinto de seu preço. E isso agrava ainda mais o drama de quem, para alimentar seu plantel, precisa dispor de 30% a mais para adquirir um lote de milho.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias
/* */ --