Avicultura

Manejo e nutrição será um dos destaques do SIAV

Os aditivos antimicrobianos serão o foco do painel, que reunirá dois dos maiores especialistas do assunto


Publicado em: 18/07/2013 às 17:20hs

Manejo e nutrição será um dos destaques do SIAV

O Salão Internacional da Avicultura (SIAV), promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), entre 27 e 29 de agosto de 2013, no Anhembi, em São Paulo (SP), vai agregar em sua programação o 23º Congresso Brasileiro de Avicultura, que apresentará o painel Manejo e Nutrição, que será um dos destaques do encontro.

Para abordar o assunto foram convidados o veterinário e professor da faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Iowa, Scott Hurd, que vai focar o tema “Análise de risco para o uso prudente de antimicrobianos na alimentação animal”, e o diretor global de Tecnologia na Área de Avicultura da Cargil, o holandês Henk Enting, que falará sobre os desafios do nutricionista diante das restrições do uso de aditivos.

Segundo o vice-presidente da Phibro, Stefan Mihailov, que será o moderador do painel, o público receberá importantes informações do que ocorre nos EUA, na Europa e em outros países do mundo quanto ao uso dos aditivos antimicrobianos em especial. Ele explica que os norte-americanos sempre se embasaram na ciência para a tomada de posições para a análise de risco, e que essa deve ser a tônica da palestra de Scott Hurd, que foi subsecretário de Segurança Alimentar no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). “Ele vai abordar a pressão política que o Food and Drug Administration (FDA) vem sofrendo, e que afeta decisões governamentais, muitas vezes deixando de lado a base científica”, informa Stefan.

O moderador do painel esclarece que a palestra de Henk Enting, vai apresentar a visão dos países que colocaram restrições ao uso de aditivos, sem base científica, como é o caso da União Europeia, e de outros países que têm o desafio de produzir proteína de origem animal compatível com o poder aquisitivo dos países menos desenvolvidos. “Os impactos na produtividade e nos custos da produção decorrentes da proibição dos aditivos, quais as alternativas e o as soluções nos países que não têm subsídios oferecidos aos produtores certamente serão os temas centrais dessa palestra”, informa Stefan Mihailov. 

“Valor agregado: novos caminhos para a inovação avícola” será o tema geral do SIAV, que vai agregar o 23º Congresso Brasileiro de Avicultura, que reunirá os maiores nomes do setor para discutir as novas tendências da cadeia avícola nacional e as principais questões do setor.  Paralelamente, acontecerá a maior feira do setor avícola brasileiro, com mais de 100 empresas expositoras das áreas de equipamentos, laboratórios, rações, certificadoras, logística, agroindústrias produtoras e exportadoras, entre outras.

Saiba mais pelo site www.ubabef.com.br/siav.

Fonte: Assessoria de Comunicação INSIGHT

◄ Leia outras notícias