Publicado em: 30/06/2021 às 11:45hs
O levantamento efetuado indica que os produtores de ovos conquistaram excelente evolução na comercialização do produto no quadrimestre fevereiro a maio de 2020, enquanto o milho e farelo de soja apresentavam pequena variação positiva. Porém, passado esse momento de forte ascensão, os preços declinaram e, mesmo alcançando novo período de evolução a partir do quarto trimestre de 2020, em sua grande maioria, os índices se mantiveram aquém dos obtidos pelo milho e farelo de soja.
O destaque evolutivo fica para o farelo de soja que iniciou trajetória ascendente em março do ano passado que culminou com evolução de quase 120% em fevereiro último. E mesmo apresentando retração nesses últimos meses, ainda aponta índice superior ao alcançado nos ovos.
A saca de milho que veio apresentando evolução gradativa a partir do segundo semestre do ano passado e que juntamente com o aumento no farelo de soja impactaram fortemente o custo de produção do avicultor, também vem apresentando índice declinante em junho. Porém, também permanece com evolução superior à alcançada na comercialização dos ovos.
Enfim, as condições apresentadas ainda estão distantes de melhorar as condições de produção e comercialização dos produtores de ovos. E um dos efeitos perversos dessa situação é a incapacidade de manutenção do plantel produtivo.
Fonte: Ovosite
◄ Leia outras notícias