Publicado em: 21/02/2014 às 13:00hs
Com a autorização do Ministério da Agricultura do uso da frase “Sem hormônio, conforme estabelece a legislação brasileira” nas embalagens dos produtos de carne de frango, o Grupo GTFoods, indústria avícola com matriz em Maringá (PR), criou um selo próprio para informar que não utiliza essas substâncias em sua produção. A empresa considera o selo uma conquista da categoria, que há anos busca desmistificar o equívoco.
“A não utilização de hormônios na produção de frangos não é nenhuma novidade, mas esse é infelizmente um mito que vem se propagando”, destaca o gerente do departamento da Garantia de Qualidade do GTFoods, Dione Canzati. O gerente lembra que toda carne de frango produzida no Brasil dentro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) é produzida sem uso de hormônios e de conservantes.
O mito
Segundo explica Canzati, o mito teve origem com a redução do tempo de crescimento do frango para o abate, que passou dos cerca de seis meses quando os animais eram criados soltos no passado sem nenhum acompanhamento, para os atuais 45 dias de produção nas granjas especializadas. “Com a inserção do frango na granja contamos com quatro fatores determinantes: desenvolvimento genético das aves, acompanhamento zooténico e nutricional, que garante alimentação balanceada, ambiência, que é garantida por sistemas controlados de temperatura, ventilação e iluminação que contribuem para um melhor crescimento das aves, e por fim, um rigoroso controle sanitário das aves, que é obtido por uma boa assistência técnica e veterinária. Isso tudo se acumulou contribuindo para o resultado positivo na produção”, destaca.
Fonte: Centro de Comunicação
◄ Leia outras notícias