Publicado em: 30/10/2023 às 12:12hs
“A oferta interna de produtos de origem avícola esteve controlada ao longo deste mês e foram poucas as movimentações de maiores aquisições de lotes de animais por parte dos frigoríficos”, diz o órgão da ESALQ/USP.
Na realidade, o frango vivo vem mantendo nos últimos três meses praticamente a mesma estabilidade observada nos cinco meses transcorridos entre janeiro e maio deste ano. Ou seja: foram, até agora, oito meses de preços estáveis, situação só interrompida no bimestre junho/julho, quando a cotação do produto recuou a valores de 2021.
Tanto em junho como em julho, o frango vivo paulista foi negociado (na média) pelo mesmo valor: R$4,44/kg. Já nos outros oito meses de 2023 a média registrada está girando em torno dos R$4,90/kg, com variação abaixo e acima da média pouco superior a 1% – amplitude de 3%.
Para comprovar de vez a alta estabilidade de 2023 basta observar que em 2022, nos 10 primeiros meses do ano, as variações abaixo e acima da média foram de, respectivamente, -16% e +12% – amplitude cerca de 10 vezes maior.
Mantida a atual estabilidade nos próximos dois meses, o frango vivo chegará ao final do ano com um valor muito próximo do registrado um ano antes. Por ora (resultado preliminar para outubro corrente) permanece com um valor quase 10,5% inferior ao de outubro de 2022, o menor índice negativo registrado desde março deste ano.
Fonte: AviSIte
◄ Leia outras notícias