Publicado em: 31/03/2014 às 10:50hs
Mas não só: enquanto o mercado paulista se manteve firme por toda a segunda quinzena de março, apenas não assimilando novos reajustes porque o frango abatido sofreu forte retrocesso nos preços (como é típico do período), o mercado de Minas Gerais permaneceu fraco, com inúmeros negócios abaixo do preço de referência.
Como foi dito inicialmente, se não é inédito, tal comportamento é bastante raro. Por exemplo, nos 50 meses encerrados em fevereiro de 2014 (isto é, desde janeiro de 2010 até o mês passado), a cotação de Minas Gerais foi superior à de São Paulo em 40 meses. Em outras sete ocasiões os preços foram os mesmos nas duas praças. E em apenas 3 meses (6% do total) o frango vivo mineiro teve cotação inferior ao paulista. Ou seja: em mais de quatro anos esta é a quarta vez em que isso ocorre.
O fato é que, com esse desempenho (que alguns analistas afirmam resultar do aumento de alojamento no Estado), os produtores de Minas Gerais receberam em março um valor médio 3,5% menor que o registrado em São Paulo. E enquanto entre os paulistas o preço médio deste mês foi perto de 6,5% inferior ao de março de 2013, em Minas Gerais a queda ficou muito próxima dos 13%.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias