Avicultura

Frango halal atinge marca de quase 800 mil toneladas embarcadas nos primeiros cinco meses de 2021

As exportações de frango para os países árabes continuam em alta. De acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – nos primeiros cinco meses deste ano o Brasil exportou quase 800 mil toneladas de frango halal para países árabes e com origem muçulmana


Publicado em: 21/06/2021 às 18:40hs

Frango halal atinge marca de quase 800 mil toneladas embarcadas nos primeiros cinco meses de 2021

Mesmo com o embargo da Árabia Saudita, ainda de acordo com a ABPA, o Brasil cresceu 57% no mês de maio em embarques ao país ante o mesmo período de 2020.

frango-halal-tab-ln

“O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. Precisamos de uma agenda positiva e traçar novas estratégias de cooperação para continuar com nossas exportações. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine.

O halal está em tudo que o muçulmano consome, desde cosméticos, fármacos, alimentos, entre outros. “Porém é importante ressaltar que a certificação não é destinada somente aos muçulmanos, mas para qualquer comunidade que queira um produto de qualidade com boas práticas de fabricação”, comenta Omar. 

frango-halal-tab-ln-1

Exportações de frango halal para o mundo árabe: No acumulado do ano, ou seja, entre janeiro e maio, de acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – as exportações de frango halal registraram 786.976 mil toneladas embarcadas. Os principais importadores (em toneladas) foram a Arábia Saudita com 206.926 t; Emirados Árabes 117.138 t; Iemen 48.885 t, Libia 39.127 t e Kuwait 36.086 t. O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados). Só maio deste ano, foram exportadas 165.480 t de frango halal, sendo 47.136 t para Arábia Saudita, que no mesmo período do ano passado comprou cerca de 30 mil t, 25.880 t para os Emirados Árabes e 9.889 t para Iemen, que tem crescido e se destacado nas compras de frango Halal.

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias