Publicado em: 19/09/2025 às 12:40hs
O mercado de frango vivo em São Paulo registra um cenário misto em setembro. Apesar do aumento recente nos preços dos principais insumos — milho e farelo de soja —, o poder de compra dos avicultores permanece favorável, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
De acordo com o Cepea, o poder de compra dos avicultores paulistas avançou ligeiramente na parcial de setembro. O estudo indica que, mesmo com a pressão dos custos de produção, a valorização do frango vivo contribui para uma situação financeira ainda positiva para os produtores.
Pesquisadores destacam que a alta do frango vivo está relacionada ao tradicional aumento da demanda na primeira metade do mês, período em que a procura pelo produto costuma acelerar.
Embora novas estimativas apontem para um crescimento na produção de milho da safra 2024/25, os preços do cereal seguem em ligeiro avanço. Segundo a Equipe Grãos/Cepea, a demanda interna se mantém firme, enquanto vendedores adotam postura cautelosa, limitando a quantidade disponível no mercado spot nacional.
O farelo de soja também apresenta aumento de preços em algumas regiões, após consumidores retomarem as aquisições do derivado. A equipe do Cepea aponta que os valores do farelo oscilaram ao longo das áreas pesquisadas, refletindo a dinâmica de oferta e demanda.
Apesar do encarecimento dos insumos, o poder de compra do produtor continua em patamar favorável. Essa combinação — preços ligeiramente mais altos do frango vivo e insumos em valorização moderada — garante um equilíbrio temporário no setor, segundo especialistas do Cepea.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias