Avicultura

Exportações de ovos caem em julho, mas seguem muito acima do registrado em 2024

Apesar da queda mensal, volume exportado permanece significativamente acima dos patamares registrados ao longo de 2024, refletindo forte demanda internacional


Publicado em: 08/08/2025 às 10:55hs

Exportações de ovos caem em julho, mas seguem muito acima do registrado em 2024
Foto: Rodrigo Feliz Leal
Queda após seis meses de altas

As exportações brasileiras de ovos registraram retração em julho, encerrando a sequência de crescimento observada nos seis primeiros meses do ano.

Dados do Cepea e Secex

Segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compiladas e analisadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Brasil exportou 5,26 mil toneladas de ovos in natura e processados no mês passado. O volume representa queda de 20% em relação a junho, mas ainda é 305% superior ao embarcado em julho de 2024.

Impacto da redução para os Estados Unidos

Pesquisadores do Cepea atribuem a queda mensal a uma redução de 31% nas vendas para os Estados Unidos. Apesar disso, o país norte-americano permanece como o principal destino da proteína brasileira.

Mercado interno em alta

No cenário doméstico, os preços dos ovos começaram agosto em alta na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse movimento foi impulsionado pelo fim das férias escolares — que favoreceu a retomada do consumo — e pelo início do mês, período em que a população está mais capitalizada e tende a aumentar a compra do produto.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias