Publicado em: 15/05/2025 às 11:40hs
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacam que, embora a produção brasileira de carne bovina continue em expansão, a demanda externa tem apresentado crescimento ainda mais expressivo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de carne bovina no Brasil cresceu 2,73% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Isso representa um acréscimo de 64,925 mil toneladas no volume total produzido.
Em contrapartida, as exportações de carne bovina apresentaram aumento de quase 12% no mesmo intervalo, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Foram 70,972 mil toneladas a mais comercializadas para o exterior em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Os preços do boi gordo e da carne bovina já indicavam esse movimento de crescimento, conforme levantamento do Cepea. O Indicador do Boi Gordo CEPEA/ESALQ, referência para o estado de São Paulo, registrou alta real de 22% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2024, descontada a inflação pelo IGP-DI.
No atacado da Grande São Paulo, o preço da carcaça casada bovina teve valorização ainda maior, de 23,8% em termos reais no mesmo comparativo, reforçando a tendência positiva para o setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias