Avicultura

Expedição Avicultura fecha a primeira etapa e segue para o Sudoeste do PR

O projeto fará um diagnóstico das tendências de crescimento e do potencial do mercado doméstico e internacional da avicultura brasileira


Publicado em: 25/07/2012 às 09:30hs

Expedição Avicultura fecha a primeira etapa e segue para o Sudoeste do PR

A equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Avicultura, iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo com oferecimento do Grupo Unifrango e apoio técnico do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindivipar), concluiu a primeira etapa de visitas nos Campos Gerais e parte agora para o Sudoeste do Paraná.

Na primeira semana de visitas de campo, a Expedição esteve na região de Piraí do Sul, que já foi o maior plantel do estado. Atualmente o município é o maior produtor de aves de corte dos Campos Gerais e o agronegócio representa 70% da renda do município. Desse total, 70% são provenientes da atividade avícola.

Segundo o levantamento da equipe, a produção da região é 100% voltada para a exportação e tem como principal mercado o Oriente Médio. Só em Piraí são 200 pequenos produtores e cerca de 400 aviários. “O desafio da região é diversificar a renda da propriedade rural para não depender exclusivamente da avicultura. Em Piraí, por exemplo, existem projetos para investimento em leite, morango e criação de peixes”, explica a analista de mercado do projeto, Luana Gomes.

Após passar pelos Campos Gerais, a Expedição se prepara para visitar outros polos avícolas do Paraná. Nesta terça-feira, o projeto pega a estrada e segue para Pato Branco. A rodada pela região Sudoeste e Oeste termina em Cascavel no final de semana.

O projeto foi lançado oficialmente na manhã de hoje em Curitiba. Lideranças do setor, produtores e autoridades participaram do evento que reuniu cerca de 50 pessoas. Entre os presentes estavam o senador Sérgio Souza, o deputado federal Reinhold Stephanes, o secretário da agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o presidente do Sindiavipar Domingos Martins, o superintendente federal da Agricultura, Daniel Gonçalves filho, o diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, entre outros.

Números do setor

Segundo dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), pela primeira vez nos últimos cinco anos o faturamento da avicultura paranaense atingiu US$ 1 bilhão com exportações. Houve um aumento de 12.77% em volume embarcado se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Ainda segundo o sindicato, no primeiro semestre 2012 foram abatidas 710,9 milhões de cabeças de frango, enquanto no ano passado a produção de janeiro a junho foi de 692,4 milhões de cabeças, um crescimento de 2,6%.

Expedição Avicultura

A Expedição Avicultura é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada da há seis temporadas, e tem o objetivo de compreender melhor um segmento que é responsável por 10% de todas as riquezas geradas pelo agronegócio nacional.

A equipe visitará os principais polos avícolas do Paraná, o maior produtor e exportador de carne de frango do país. O levantamento técnico-jornalístico irá mapear a atividade e debater todas as variáveis que influenciam o setor, desde a produção, passando pelo abate até a exportação.

Além de números do segmento avícola, o projeto vai discutir tecnologia, manejo, genética e competitividade e traçar um diagnóstico das tendências para o setor nos próximos 10 anos.

Fonte: CNC Comunicação

◄ Leia outras notícias