Publicado em: 26/09/2024 às 13:10hs
A confrontação dos dados do CEPEA com os do PROCON-SP revela que, eventualmente com alguma defasagem no tempo, os preços do frango abatido resfriado no varejo paulistano acompanham as variações de preço registradas no atacado. Neste exemplo, os preços no atacado referem-se à média no Estado de São Paulo.
Mesmo assim são registrados momentos em que os diferenciais de preço do atacado para o varejo são bastante díspares. Em 2020, por exemplo, o consumidor paulistano dispendeu em média valor 53% superior ao registrado no atacado. Porém, entre maio e junho daquele ano a diferença de preço no varejo da cidade de São Paulo ultrapassou os 80%. Ou seja: o frango recuou no atacado, mas não registrou a mesma proporção no varejo.
Situação mais ou menos parecida (76% de variação) foi observada no início de 2022. Mas foi, senão totalmente, corrigida nos meses seguintes. Mesmo assim, no mês de junho daquele ano, frente a uma redução de 28% nos preços do atacado, a correção no varejo não chegou à metade disso (13,4%).
Naturalmente, as diferenças continuam acontecendo. Mas o que se observa nos últimos três anos é que vem ocorrendo maior estabilidade no varejo em relação ao atacado, a média do triênio situando-se em torno dos 50%.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias