Publicado em: 17/03/2014 às 18:40hs
A ressaltar que no rol estão ordenados apenas os importadores de carne de frango in natura. Daí, por exemplo, o fato de a Holanda – uma das cinco maiores importadoras da carne de frango do Brasil – surgir nesta relação na vigésima posição. É que as importações de carne de frango da Holanda estão concentradas na carne salgada, da qual é o principal cliente brasileiro.
Sem dúvida deve chamar a atenção, nessa relação, o número total de países atendidos por EUA e Brasil. Pois enquanto o Brasil, maior exportador mundial, alcança 137 países, os norte-americanos, na segunda posição, atendem 152 países.
Novamente é preciso lembrar que o rol refere-se apenas à carne in natura, pois, no total (isto é, considerando-se também os importadores de industrializados de frango e de carne de frango salgada), o Brasil alcançou 142 países em 2013.
Além disso, na lista dos EUA, estão relacionados importadores (inclusive o Brasil) com volumes mínimos. Nas últimas posições, por exemplo, estão países como Finlândia e Áustria, com volumes inferiores a duas toneladas anuais. Aparentemente, são importações destinadas a representações diplomáticas.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias