Avicultura

Embarques de carne de frango no 1º trimestre registraram ligeira evolução em relação a 2020

Dados consolidados (mas ainda sujeitos a novas atualizações) da SECEX/ME referentes aos quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil confirmam o bom desempenho do setor no mês de março


Publicado em: 14/04/2021 às 12:10hs

Embarques de carne de frango no 1º trimestre registraram ligeira evolução em relação a 2020

Dados consolidados (mas ainda sujeitos a novas atualizações) da SECEX/ME referentes aos quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil (frango inteiro, cortes de frango, industrializados de frango e carne de frango salgada) confirmam o bom desempenho do setor no mês de março. Na ocasião, o volume embarcado aumentou quase 12% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a receita, pela primeira vez nos últimos 13 meses, voltou a apresentar resultado positivo, com incremento de pouco mais de 8%.

Graças a esse desempenho, o volume acumulado no ano (que no primeiro bimestre continuava apresentando resultado menor que o de um ano atrás) também voltou a apresentar índice positivo de evolução. O pouco mais de 1 milhão de toneladas exportadas no trimestre representou incremento de 0,34%.sobre os mesmos três meses de 2020.

A receita cambial, por seu turno, permanece negativa (queda de 5,59% em relação ao primeiro trimestre de 2020). Mas, agora, em índices bastante inferiores aos registrados nos últimos tempos. No fechamento do ano passado, por exemplo, a receita da carne de frango apresentou recuo de quase 15%.

Como mostram os gráficos abaixo, embora ainda aquém do recorde de 2017, o exportado até aqui corresponde – considerado apenas o 1º trimestre – ao segundo maior volume dos últimos cinco anos. Já a receita cambial se encontra no segundo menor nível do quinquênio.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias