Embargo das Filipinas à carne de frango dos EUA já se estende a três estados
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em 2016 seu Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal (APHIS) firmou convênio com os órgãos de defesa animal das Filipinas visando abrandar possíveis futuros embargos na importação de produtos avícolas em decorrência de surtos da Influenza Aviária
Publicado em: 04/05/2022 às 12:10hs
Naquela época, os EUA saiam de seu primeiro grande surto de Influenza Aviária de alta patogenicidade. E como, então, era praxe dos importadores embargar todo e qualquer produto avícola do país atingido, independentemente da região afetada, as exportações norte-americanas de carne de frango retrocederam (2015) ao menor nível em quase uma década.
No acordo com as Filipinas ficou estabelecido que futuros embargos, caso ocorressem, recairiam exclusivamente sobre o condado atingido pelo surto. Mas estabeleceu-se também uma escalada nesses embargos “caso três ou mais condados de um mesmo estado tenham confirmado detecção do vírus da IA em aves comerciais”. Nesses casos, o embargo recai sobre todo o estado.
Não há, por enquanto, dados mais recentes. Mas no começo de abril passado o governo das Filipinas havia imposto embargo aos produtos avícolas (inclusive a carne de frango) de três estados norte-americanos – Dakota do Sul, Missouri e Iowa. Paralelamente, estendeu os embargos a 14 condados de nove estados dos EUA, a maioria deles já com dois focos da doença em seus territórios.
Ainda não são conhecidos os efeitos desses embargos sobre os volumes exportados dos EUA pelas Filipinas. Mas, de alguma forma, eles devem se refletir nas exportações brasileiras. Em 2021 o mercado filipino recebeu volume de carne de frango brasileira 180% maior que no ano anterior. E isto correspondeu a um total de 168 mil toneladas do produto, quantidade que fez as Filipinas saltar da 17ª posição (2020) para a 6ª posição no ranking dos importadores da carne de frango do Brasil.
Note-se, de toda forma, que as Filipinas tem igual grau de importância para as exportações norte-americanas de carne de frango. No ano passado ocuparam o posto de quinto maior importador do produto. E as 154 mil toneladas importadas representaram aumento de, praticamente, 100% sobre 2020. Ou seja: os EUA devem estar se esforçando ao máximo para não ver esse mercado reduzir-se.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias