Avicultura

Em Minas Gerais, frango vivo completa 100 dias com a mesma cotação

Dados da entidade dos avicultores de Minas Gerais, a AVIMIG, apontam que entre 18 de março e 16 de junho (último dado disponível no site da Associação) o frango abatido resfriado negociado no Estado obteve valorização, no atacado, de quase 15%, sem experimentar qualquer retração de preço nesses cerca de três meses


Publicado em: 27/06/2022 às 12:50hs

Em Minas Gerais, frango vivo completa 100 dias com a mesma cotação

Pois em idêntico período, o frango vivo disponibilizado pelos produtores independentes mineiros não obteve qualquer valorização, pois permaneceu com a cotação inalterada em R$6,30/kg. Aliás, considerando que esse valor entrou em vigor em 18 de março, no último sábado, 25, completaram-se 100 dias de vigência dessa cotação.

Curiosamente, porém, o mercado mineiro do frango vivo vem registrando situação oposta à observada em São Paulo, onde a estabilidade também vem prevalecendo (42 dias com a mesma cotação). Pois enquanto no interior paulista o mercado se mantém fraco, com negociações mínimas, em Minas Gerais permanece firme – a despeito de nos encontrarmos nos últimos dias do mês.

Também chama a atenção o fato de a cotação vigente em Minas Gerais permanecer por bom tempo acima da registrada em São Paulo.  No último triênio, por exemplo (2019/2021), o preço médio registrado pelo frango vivo nas duas praças foi absolutamente similar. Já nas últimas seis semanas a diferença a favor do produto mineiro (R$0,30/kg) é de 5%.

Talvez não seja prematuro concluir que enquanto em São Paulo o mercado independente do frango vivo está com os dias contados, em Minas Gerais tem uma longa vida pela frente.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias