Avicultura

Em abril queda anual próxima de 10% no poder de compra do avicultor de postura em relação ao milho

Abril passado não terminou de maneira agradável para o avicultor de postura que viu os preços do seu produto cair vertiginosamente num período de dez dias


Publicado em: 09/05/2014 às 18:50hs

Em abril queda anual próxima de 10% no poder de compra do avicultor de postura em relação ao milho

Abril passado não terminou de maneira agradável para o avicultor de postura que viu os preços do seu produto cair vertiginosamente num período de dez dias. Mas o poder de compra em relação à principal matéria-prima utilizada na alimentação das aves foi a melhor do ano.

No mês, o milho teve acréscimo de 22,7% sobre abril do ano passado, mas recuou quase 5% em relação ao mês anterior, março de 2014. Já o percentual de aumento da caixa de ovos na granja no ano foi menos da metade do alcançado pelo milho, 11%. Mas diferente da matéria-prima, houve aumento de 2,5% sobre o mês anterior.

Com isso, em abril foram necessárias 8,3 caixa de ovos para adquirir uma tonelada de milho, a melhor relação do primeiro quadrimestre e melhora de 7,5% no poder de compra sobre o mês anterior. Já em relação a abril do ano passado, com a maior valorização do milho em relação ao ovo houve queda próxima de 10% no poder de compra do avicultor, pois lá foram necessários somente 7,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho.

Analisando a relação de troca num período mais longo – média mensal do último quadriênio – a relação de troca é favorável ao produtor no decorrer do 1º quadrimestre deste ano. Em abril, por exemplo, a capacidade de aquisição da matéria-prima pelo produtor foi 14,8% superior à média desse mesmo mês no último quadriênio.

 

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias