Avicultura

Detalhes sobre os municípios líderes na produção brasileira de ovos

Os dados obtidos pelo IBGE a partir da Pesquisa Pecuária Municipal apontam que em 2012, como há passados 10 anos (2002), os três maiores municípios brasileiros na produção de ovos continuavam os mesmos – Bastos (SP), Santa Maria de Jetibá (ES) e Itanhandu (MG). Mas, entre os três, um deles registrou sensível avanço em relação a 2002


Publicado em: 11/10/2013 às 13:40hs

Detalhes sobre os municípios líderes na produção brasileira de ovos

Nessa década, a produção brasileira de ovos aumentou perto de 35% e municípios como Bastos e Itanhandu registraram expansão pouco acima desse índice. Assim, 10 anos depois, mantêm, aproximadamente, a mesma participação registrada em 2002.

Não foi o que ocorreu com o município capixaba de Santa Maria de Jetibá que, 10 anos atrás, respondia por não mais que 2,2% da produção brasileira. Ou seja: produzia menos que Itanhandu (2,4%) e, assim, ocupava a terceira posição. Pois nesse espaço de tempo, o volume produzido pelos avicultores de Santa Maria do Jetibá aumentou 208%, o que elevou o município a segundo maior produtor brasileiro.

Um detalhe ressaltável nesse avanço é que em 2002 o volume produzido pelo município capixaba correspondeu a mais ou menos um terço (cerca de 34%) da produção bastense. Já em 2012, o volume de ovos de Santa Maria de Jetibá correspondeu a quase três quartos (perto de 75%) do volume produzido por Bastos.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias