Avicultura

Desempenho exportador das carnes nos primeiros 10 dias úteis de abril

Volumes e receitas mostram variações significativas entre carne bovina, suína e de frango


Publicado em: 16/04/2024 às 13:20hs

Desempenho exportador das carnes nos primeiros 10 dias úteis de abril

Nos embarques de carnes efetuados nos primeiros 10 dias úteis de abril (duas primeiras semanas do mês), o destaque permanece com a carne bovina: pela média diária, o volume acumulado supera em 70% o que foi embarcado em todo o mês de abril de 2023. Assim, ainda que o preço obtido externamente permaneça quase 5,5% aquém do registrado há um ano, a receita – ainda pela média diária – é mais de 60% superior.

Carnes suína e de frango continuam com resultados negativos. A de frango, pelo mesmo padrão anterior (média diária), embarcou volume 12,67% inferior – uma queda que combinada com uma redução de mais de 3% no preço médio, resulta em receita 15% menor.

Já a carne suína, ao exportar volume 17,5% menor e sofrer queda de mais de 10% no preço médio, obtém no momento receita mais de 25% inferior à de um ano atrás.

Pelos resultados acumulados, no decorrer desta semana a carne bovina deve superar o total exportado em abril de 2023, pois em 10 dias úteis (cerca de 45,5% do total de dias úteis deste mês) embarcou volume correspondente a quase 95% do total registrado há um ano.

A carne suína, com 45,83% do total embarcado em abril de 2023, permanece dentro da média de dias úteis do mês, enquanto a carne de frango, com 48,52%, supera ligeiramente essa média, sugerindo que – graças ao mês mais longo, com quatro dias úteis adicionais – o volume deste ano será maior que o de um ano atrás.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias